domingo, 18 de dezembro de 2011

# A VIDEIRA.


Texto base - João :15; 1- 7
1- Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.(ou agricultor) 
2- Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.
 É importante que cada videira seja podada, para garantir a qualidade para a próxima colheita. A poda serve para cortar as partes endurecidas e secas da safra anterior e para preparar a videira para a safra seguinte. Ao podar, é possível saber a quantidade de uva que nascerá.
As podas da videira podem ser madura (longa, curta ou mista) ou verde;
A poda  verde é indispensáveis para se obter bons ramos produtivos e uvas de boa qualidade.
A poda longa é para acertar os galhos que embora viçosos, sempre tem umas partes endurecidas, se elas não forem cortadas atrapalharão o desenvolvimento dos frutos. 
A poda mista; ocorre para cortar dos galhos longos os endurecidos e amaranhados de secos, com isso há aumento da produção dos galhos longos e sadios
Poda curta, isso acontece quando o galho não produz mais e só fica ocupando espaça na videira, ele é cortado rente ao tronco e jogado fora.
3 - Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado.
Com o fim do inverno, a temperatura começa a subir, folhas novas e brotos começam a nascer. É o começo da estação. O ar úmido acrescido à luz do sol, favorece o rápido crescimento das folhas, flores e frutos.
4 - Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.
Precisamos estar perto de Jesus ligados na videira, quem segue Jesus a distancia pode perde-lo de vista precisamos reformular nosso conceito sobre Deus, vejam  a total obediência e respeito pelo Pai que Jesus tinha isso indicava a imagem de Deus que Ele tinha em mente.precisamos conhecer o caráter de Deus e isso é possível só através da palavra.
5- "Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.
Precisamos ser crentes praticantes, fomos separados para ser luz p/ o mundo, precisamos sentir a seiva da videira
6- Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados.
Tenho certeza que todos vocês querem ser podados e não cortados, vamos ficar felizes o agricultor quer tirar todos esses emaranhado de galhos e folhas secas de nossas vidas
7- Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.
Quando lemos esse versículo, pensamos logo nas nossas dificuldade financeiras, na desunião familiar,nas enfermidades, etc...o que não é errado; Deus por certo pode nos dar tudo isso e muito mais pela sua fidelidade; mas hoje façamos uma reflexão intima, vamos pedir perdão pelas nossas faltas, vamos deixar o agricultor nos limpar.para que possamos dar frutos dignos para uma boa colheita.
Por-  Antônio Carlos Pimenta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.