sábado, 15 de novembro de 2014

BÍBLIA EM FOCO> QUEM ERAM OS AMONITAS E OS MOABITAS?



EXPLICAÇÃO BIBLICA 
( Genesis: 19:36-38 )  36- Assim, as duas filhas de Ló  
( sobrinho de Abrão Gen12:5)  ficaram grávidas do próprio pai  (Elas embebedaram o pai para se deitar com ele Gen:19:31-33) 37   A mais velha teve um filho, a quem deu o nome de Moabe. Ele foi o pai dos moabitas de hoje. 38   A mais nova também teve um filho e pôs nele o nome de Ben-Ami. Ele foi o pai dos amonitas de hoje.

Descendentes de AMOM (AMONITAS) (1), que moravam a leste de Moabe. Eram um povo cruel, guerreiro e inimigo de Israel (#Jz 10.6-11.33; 1Sm 11).


(MOABITA) [Do Meu Pai] 1) Neto de Ló, nascido do incesto com sua filha (#Gn 19.30-38). 2) Povo descendente de MOABE (1) e sua terra, localizada a leste do JORDÃO (#Nm 26.3).

   Amós: 1:13-15  ( Profecia contra os Amonitas)                                                                                                          
13   O SENHOR Deus diz: — O povo do país de Amom tem cometido tantos pecados, tantos mesmo, que eu tenho de castigá-los. Na guerra para conquistar mais terras na região de Gileade, eles rasgaram as barrigas de mulheres grávidas. 14   Por isso, eu vou pôr fogo nas muralhas de Rabá, e esse mesmo fogo destruirá também as fortalezas daquela cidade. Haverá batalhas violentas e gritos de homens lutando. 15   O rei e as autoridades serão levados como prisioneiros. Eu, o SENHOR, falei.                     
Rasgar a Barriga das grávidas era uma cruel  pratica  de guerra  com  está escrito em  2º Reis:  8.12   e Hazael perguntou: (PARA ELIZEU)— Por que é que o senhor está chorando? Eliseu respondeu: — Porque sei das coisas terríveis que você vai fazer contra o povo de Israel. E continuou: — Você vai pôr fogo nas fortalezas de Israel, vai matar os moços, esmagar as crianças e rasgar a barriga das mulheres grávidas.      
2° Reis:15:16>   Menaém destruiu a cidade de Tapua, matou os seus moradores e arrasou a região vizinha até Tirza; ele fez isso porque a cidade não se entregou a ele. Menaém mandou rasgar a barriga de todas as mulheres grávidas.          
  Oseias: 13.16   O povo de Samaria será castigado porque se revoltou contra o seu Deus. Os homens morrerão na guerra, as crianças serão despedaçadas, e as barrigas das mulheres grávidas serão rasgadas.
                                  
 Amós: 2:1-3           (Profecia contra os Moabitas)                                                                             
 1   O SENHOR Deus diz: — O povo de Moabe tem cometido tantos pecados, tantos mesmo, que eu tenho de castigá-los. Profanaram o corpo do rei de Edom, queimando-o até virar cinza. 2   Por isso, eu vou pôr fogo no país de Moabe, e esse mesmo fogo destruirá também as fortalezas de Queriote. Haverá batalhas violentas, gritos de soldados e som de cornetas, e o povo morrerá. 3   Acabarei com o rei e com as autoridades de Moabe. Eu, o SENHOR, falei.

11 comentários:

  1. Que maravilha e a prender a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha e a prender a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  3. Amados, percebam que esses dois povos foram gerados por incesto das filhas de Lo com o próprio pai. Se voltarmos ao livro de Gênesis 13:10, 11, notaremos que Lo escolheu, pelo menos ele achou, o melhor lugar para morar. Abrao deixou que o sobrinho escolhesse a terra que lhe parecesse melhor ,e Lo quando viu as campinas, optou por elas .Só que ficavam em Sodoma e Gomorra, ou bem próximas e a consequência dessa escolha foi que Lo teve de sair às pressas com as duas filhas ,a esposa, que ficou pelo caminho, e foi morar em uma caverna. O que pude compreender, pela misericórdia de Deus, foi que a escolha ambiciosa , ou as más escolhas trazem consequências desastrosas. Pois, as filhas também se precipitaram e geraram duas nações que odiavam Israel. Ao passo que o Senhor aumentou a riqueza de Abrao, depois que Lo partiu, Gênesis 14, 15. Lo fugiu com a roupa do corpo e Abrao, tornou-se mais rico. Vale a pena esperar no Senhor, porque Ele nos dá o melhor. Lo não consultou ao Senhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É melhor obedecer do que sacrificar obediência é o segredo para a vitória.

      Excluir
  4. A obediência trás vitória a desobediência trás maldição. Pense nisso qual deles você escolhe?

    ResponderExcluir
  5. Nunca me interessei em estudar sobre esses dois descendente de Ló,mas apos ouvir uma pregação sobre eles, fiz uma pesquisa e constatei que eles são bem pior do que se pode imaginar. Eram povos cruéis,quando iam à guerra, matavam as crianças, rasgavam a barriga das grávidas, tudo para vigar de seus inimigos vencidos.



    ResponderExcluir
  6. Os moabitas e amonitas foram proibidos de entrar na congregação (Rute foi uma exceção, mas ela fez por merecer)
    Naquele dia leu-se no livro de Moisés, aos ouvidos do povo; e achou-se escrito nele que os amonitas e os moabitas não entrassem jamais na congregação de Deus,
    Porquanto não tinham saído ao encontro dos filhos de Israel com pão e água; antes contra eles assalariaram a Balaão para os amaldiçoar; porém o nosso Deus converteu a maldição em bênção.
    Neemias 13:1,2

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo estudo. Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  8. Fiquei com mais sede de conhecer outros descendentes após ter lido os comentários abençoado que li neste post. Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir