segunda-feira, 3 de novembro de 2014

JESUS PROMETEU DAR-NOS QUALQUER COISA?

MARCOS 11.23-24 – Jesus prometeu dar-nos literalmente qualquer coisa que lhe pedirmos com fé?
dinheiro-ceuPROBLEMA: À primeira vista esse versículo parece estar dizendo que, se crermos, Deus nos atenderá em qualquer pedido que lhe fizermos. Por outro lado, Paulo pediu a Deus por três vezes que lhe fosse afastado aquele espinho da carne, e Deus recusou (2 Co 12:8-9).
SOLUÇÃO: Há limitações sobre o que Deus dará, indicadas tanto pelo contexto como por outros textos e pelas leis da própria natureza de Deus e do universo.
Primeiro Deus não pode nos dar qualquer coisa. Há coisas que são realmente impossíveis. Por exemplo, Deus não atenderá ao pedido de uma criatura para ser Deus. Nem pode atender a quem peça que aprove um pecado que tenha cometido. Deus não nos dará uma pedra se lhe pedirmos pão, nem nos dará uma serpente se lhe pedirmos um peixe (cf.Mt 7:9-10).
Segundo, o contexto da promessa de Jesus em Marcos 11 indica que ela não foi incondicional, pois o versículo seguinte logo diz: “perdoai,… para que vosso Pai vos perdoe… mas, se não perdoares, também vosso Pai… não vos perdoará”. Assim, não há razão para acreditar que Jesus pretendia que tomássemos a sua promessa ao pé da letra, de nos dar “tudo” que pedíssemos, sem condição alguma.
Terceiro, todas as passagens difíceis devem ser interpretadas em harmonia com outras passagens claras das Escrituras. E está claro que Deus não promete, por exemplo, curar todas as pessoas por quem orarmos com fé. Paulo não foi curado, embora tenha orado ardentemente e com fé (2 Co 12:8-9). Jesus ensinou que não foi a falta de fé daquele cego que impediu a sua cura, mas explicou que ele tinha nascido cego “para que se manifestem nele as obras de Deus” (Jo 9:3).
Por exemplo quando Jesus disse que não devemos andar solícitos quanto a nossa vida, Ele não disse que nos daria todas as coisas que pedíssemos, mas as necessárias para nossa sobrevivência.... observem o texto...de Mateus 6:31-33  

[ 31- Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? 32- Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; 33- Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.]

Todas estas coisas (comida, roupa e calçado) e não todas as coisa, o sentimento imediatista do homem tira a lucidez da compreensão..DEUS pode tudo, mas, da ao homem o que lhe apraz.
 
Apesar da capacidade dada por Deus ao apóstolo Paulo para curar outros (At 28:9), aparentemente ele não pôde curar, mais tarde, Epafrodito (Fp 2:25ss) nem Trófimo (2 Tm 4:20). Com certeza não foi a falta de fé que trouxe a doença a Jó (Jó 1:1). Além disso, se a fé do recebedor fosse a condição para que um milagre fosse recebido, então nenhum dos mortos que Jesus ressuscitou teria voltado à vida, pois os mortos não podem crer!
Finalmente, quando se considera o restante das Escrituras, além da fé há muitas condições colocadas na promessa de Deus para a resposta a uma oração. Temos de “permanecer nele” e permitir que a sua Palavra permaneça em nós (Jo 15:7). Não podemos “pedir mal”, segundo o nosso egoísmo (Tg 4:3). Além disso, temos de pedir “segundo a sua vontade” (1 Jo 5:14). Até mesmo Jesus orou: “Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! (Mt 26:39).
Com efeito, sempre essa condição – “se for da tua vontade” – tem de ser afirmada ou estar implícita, exceto nas promessas incondicionais de Deus. Porque a oração não é um recurso mediante o qual Deus nos serve. A oração não é um meio pelo qual conseguimos que toda a nossa vontade se faça nos céus, mas um meio pelo qual Deus faz com que a sua vontade se faça na terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.