segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

# EM BUSCA DO PRAZER.


Afinal, em um mundo cheio de dor, o que há de errado em buscar o prazer? A capacidade de se deleitar em diversas áreas da vida foi dada pelo próprio Deus. Temos prazer em várias coisas: ao ver uma bela paisagem, ao desfrutar um delicioso almoço, ao assistir um filme, ler um livro, descansar, na amizade, no casamento etc.
O problema esta em saber dosar o prazer, sem se esquecer das primazias de Deus,"Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada domine. 
1 Coríntios 6:12

Na vida humana aprendemos bem cedo a diferenciar o prazer do desprazer. Qualquer criança recém-nascida precisa de conforto, carinho e alimento. Um bebê não vai chorar ou reclamar se estiver tudo bem nesses aspectos. No entanto, logo ele percebe que a vida não é feita só de prazer. Existe a dor – a cólica, o frio, a fome. Ao se tornar adulta, a criança enfrenta outras realidades como o desgosto da separação, da frustração, os obstáculos, etc. E assim criamos um padrão de vida no qual evitamos o que nos traz dor e procuramos o que nos dá satisfação e prazer.
Mas se isso não for controlado vira obsessão, isso pode acontecer de forma inconsciente, você alimenta um sentimento que lhe tira a boa conduta, você tira águas ilusórias da imaginação e com isso você pode arrumar sérios problemas sociais;  Esse padrão comportamental na maioria das vezes é absorvido na convivência entre grupo de amigos, na escola, no trabalho, durante o lazer, etc.. A pessoa deixa de viver a própria personalidade, deixa de ser ela e tende a copiar as mais desinibidas;   Não se deixem enganar: "as más companhias corrompem os bons costumes". 1 Coríntios 15:33


Não é errado buscar prazer e uma vida confortável. O cristianismo não se opõe a isso. Porém é necessário ter em mente que o prazer quando completamente desprendido dos limites traz um grande prejuízo físico, psicológico, emocional e espiritual. Ou seja, nem tudo que nos dá prazer é necessariamente bom. Um exemplo:  As pessoas que usam drogas relatam um prazer inicial, no entanto sabemos o fim daqueles que não se libertam dos seus caminhos. A Bíblia mostra que o prazer descontrolado e sem limites pode levar a pobreza (Provérbios 21.17), traz uma segurança falsa (Isaías 47.8,9), gera esterilidade espiritual (Lucas 8.14), produz presunção (Lucas 12.19), traz desejo incessante (2 Pedro 2.13,14) e a consequência mais drástica é a morte espiritual (1 Timóteo 5.6). O cristão, especialmente o jovem (2 Timóteo 2.22), deve sempre viver com critérios e limites.
Experiencias não se transmite se vive, mas se você for cauteloso (a) você  evitará grandes decepções ao longo de  sua vida, ok. 
Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na futilidade dos seus pensamentos. Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento dos seus corações.Tendo perdido toda a sensibilidade, ele se entregaram à depravação, cometendo com avidez toda espécie de impureza.Todavia, não foi assim que vocês aprenderam de Cristo.De fato, vocês ouviram falar dele, e nele foram ensinados de acordo com a verdade que está em Jesus.Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos,a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade. Efésios 4:17-24
As pessoas  valorizam muito mais o exibicionismo do que uma vida saudável, íntegra e pacífica. Isso parece absurdo, mas não é. O exibicionismo é uma máquina que produz emoções fortes nas pessoas. As maioria das  pessoas  não conseguem ser felizes no anonimato. As pessoas odeiam a modéstia e a discrição. Elas querem competir o tempo inteiro. Elas querem chamar a atenção. As pessoas vivem em torno de competições de ego; Suas vidas  giram em torno de disputas de vaidades. 

Por ex: A maioria das mulheres não valorizam homens certinhos, bons, românticos, sensíveis e fiéis, porque esses homens não são compatíveis com as necessidades exibicionistas delas. A vida saudável e pacífica não é exibicionista. As mulheres adoram homens famosos causadores conflitos, então elas procuram homens que criam confusões entre elas e outras mulheres. Elas querem disputar homens assediados e ricos, não importa a idade o importante é aparecer na mídia, por isso dispensam  homens que são seguramente fieis. 

Aos 37 anos, Ivete Sangalo está grávida do estudante Daniel Cady, de 23 anos.Duquesa de Alba
As pessoas valorizam, num contexto geral  quem aumenta o exibicionismo delas independente do  caráter. Ou seja, o exibicionismo pessoal da maioria jamais valorizará a idoneidade humana. Tais pessoas desprezam as qualidades morais boas, pois essas não produzem exibicionismo. As mulheres querem homens velhos ricos, bonitos, bombados, famosos, cafajestes, porque isso aumenta o exibicionismo delas. Elas priorizaram esses homens, independentemente do caráter. Também não é raro homens novos se aproximarem e se envolverem com mulheres "velhas" e famosas; por ex: A duquesa Maria Del Rosário de 85 anos e o funcionário publico Afonso Díez de 60 anos; Ivete Sangalo de 37 anos com marido de 23; Madona 51, com Jesus Luz de 22, Ana Maria Braga é 21 anos mais velha que seu marido, etc

OBS: será que isso é amor?- Acho que todo trabalho dignifica o homem; mas você já viu uma moça de 18 à 29 anos com um velho pobre de bicicleta?- ou um garotão com uma coroa pobre?  
Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição,pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos1 Timóteo 6:9-10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.