O problema esta em saber dosar o prazer, sem se esquecer das primazias de Deus,"Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada domine.
1 Coríntios 6:12
Na vida humana aprendemos bem cedo a diferenciar o prazer do desprazer. Qualquer criança recém-nascida precisa de conforto, carinho e alimento. Um bebê não vai chorar ou reclamar se estiver tudo bem nesses aspectos. No entanto, logo ele percebe que a vida não é feita só de prazer. Existe a dor – a cólica, o frio, a fome. Ao se tornar adulta, a criança enfrenta outras realidades como o desgosto da separação, da frustração, os obstáculos, etc. E assim criamos um padrão de vida no qual evitamos o que nos traz dor e procuramos o que nos dá satisfação e prazer.
Mas se isso não for controlado vira obsessão, isso pode acontecer de forma inconsciente, você alimenta um sentimento que lhe tira a boa conduta, você tira águas ilusórias da imaginação e com isso você pode arrumar sérios problemas sociais; Esse padrão comportamental na maioria das vezes é absorvido na convivência entre grupo de amigos, na escola, no trabalho, durante o lazer, etc.. A pessoa deixa de viver a própria personalidade, deixa de ser ela e tende a copiar as mais desinibidas; Não se deixem enganar: "as más companhias corrompem os bons costumes". 1 Coríntios 15:33
Não é errado buscar prazer e uma vida confortável. O cristianismo não se opõe a isso. Porém é necessário ter em mente que o prazer quando completamente desprendido dos limites traz um grande prejuízo físico, psicológico, emocional e espiritual. Ou seja, nem tudo que nos dá prazer é necessariamente bom. Um exemplo: As pessoas que usam drogas relatam um prazer inicial, no entanto sabemos o fim daqueles que não se libertam dos seus caminhos. A Bíblia mostra que o prazer descontrolado e sem limites pode levar a pobreza (Provérbios 21.17), traz uma segurança falsa (Isaías 47.8,9), gera esterilidade espiritual (Lucas 8.14), produz presunção (Lucas 12.19), traz desejo incessante (2 Pedro 2.13,14) e a consequência mais drástica é a morte espiritual (1 Timóteo 5.6). O cristão, especialmente o jovem (2 Timóteo 2.22), deve sempre viver com critérios e limites.
Experiencias não se transmite se vive, mas se você for cauteloso (a) você evitará grandes decepções ao longo de sua vida, ok.
Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na futilidade dos seus pensamentos. Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento dos seus corações.Tendo perdido toda a sensibilidade, ele se entregaram à depravação, cometendo com avidez toda espécie de impureza.Todavia, não foi assim que vocês aprenderam de Cristo.De fato, vocês ouviram falar dele, e nele foram ensinados de acordo com a verdade que está em Jesus.Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos,a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade. Efésios 4:17-24
As pessoas valorizam muito mais o exibicionismo do que uma vida saudável, íntegra e pacífica. Isso parece absurdo, mas não é. O exibicionismo é uma máquina que produz emoções fortes nas pessoas. As maioria das pessoas não conseguem ser felizes no anonimato. As pessoas odeiam a modéstia e a discrição. Elas querem competir o tempo inteiro. Elas querem chamar a atenção. As pessoas vivem em torno de competições de ego; Suas vidas giram em torno de disputas de vaidades. Por ex: A maioria das mulheres não valorizam homens certinhos, bons, românticos, sensíveis e fiéis, porque esses homens não são compatíveis com as necessidades exibicionistas delas. A vida saudável e pacífica não é exibicionista. As mulheres adoram homens famosos causadores conflitos, então elas procuram homens que criam confusões entre elas e outras mulheres. Elas querem disputar homens assediados e ricos, não importa a idade o importante é aparecer na mídia, por isso dispensam homens que são seguramente fieis.
As pessoas valorizam, num contexto geral quem aumenta o exibicionismo delas independente do caráter. Ou seja, o exibicionismo pessoal da maioria jamais valorizará a idoneidade humana. Tais pessoas desprezam as qualidades morais boas, pois essas não produzem exibicionismo. As mulheres querem homens velhos ricos, bonitos, bombados, famosos, cafajestes, porque isso aumenta o exibicionismo delas. Elas priorizaram esses homens, independentemente do caráter. Também não é raro homens novos se aproximarem e se envolverem com mulheres "velhas" e famosas; por ex: A duquesa Maria Del Rosário de 85 anos e o funcionário publico Afonso Díez de 60 anos; Ivete Sangalo de 37 anos com marido de 23; Madona 51, com Jesus Luz de 22, Ana Maria Braga é 21 anos mais velha que seu marido, etc
OBS: será que isso é amor?- Acho que todo trabalho dignifica o homem; mas você já viu uma moça de 18 à 29 anos com um velho pobre de bicicleta?- ou um garotão com uma coroa pobre?
Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição,pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos1 Timóteo 6:9-10
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.