quinta-feira, 11 de outubro de 2012

# CRENTE PODE DIVORCIAR?

 
O RECASAMENTO COM O CÔNJUGUE VIVO x A BIBLIA
Só que em todas as passagens citadas não consegui entender que exista liberação para recasamento se o cônjugue ainda vive, nem de Jesus, nem de Paulo.
No capítulo 19 de Mateus:
"Vocês não leram que, no princípio, o Criador 'os fez homem e mulher'? e disse: 'Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne'. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe".
Perguntaram eles:
-- Então, por que Moisés mandou dar uma certidão de divórcio à mulher e mandá-la embora?"
(Esta pergunta confirma que eles, assim como eu, entenderam que Jesus defendia a tese de que "Para Deus não existe divórcio!")
"Jesus respondeu:   Moisés permitiu que vocês se divorciassem de suas mulheres por causa da dureza de coração de vocês. Mas não foi assim desde o princípio. Eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério" (Aqui Jesus não libera o divórcio; antes, faz um grave alerta para quem se divorcia.)Outro texto:  "Mas eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz que ela se torne adúltera e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério" (Mateus 5.31-32). O "exceto por imoralidade" pode estar ligado a "se torne adúltera" ou " estará cometendo adultério" (futuro), ou seja, "a menos que já seja adultero(a) irá se tornar adultero ao recasar", no caso de já ser adúltero, mesmo que não case novamente, continuará sendo adúltero.
Li que alguma coisa dizendo que "porneia" também pode estar ligado a quebra do noivado por fornicação.
 
Em todo caso, o contexto e a coerência com as palavras de Jesus e as passagens bíblicas relacionadas à casamento não me permitem nem imaginar Jesus dizendo: "Para esta determinado caso, você pode divorciar e recasar sim, Eu permito, e o Pai aceitará e o abençoará muito. Será da vontade dEle que você se separe em casos assim".
Resumindo, uu (e admito que posso estar profundamente enganado) entendi assim :
"O que Deus uniu, ninguém separe!!! O coração de vocês é terrivelmente duro, chegam ao ponto de repudiarem seus cônjugues! Mas atenção, cuidado: Com ou sem carta de repúdio vocês vão se tornar adúlteros ao recasarem. O mesmo vale para quem casar com o cônjugue repudiado, se é que o pecado sexual já não ocorreu."Estou muito errado?

UMA RESPOSTAA argumentação está bastante sólida e é bem aceitável. Quando, no entanto, somos colocados diante de algumas situações, temos que deixar a Bíblia ou entendê-la. Ilustro: uma senhora tem uma filha e descobre que o seu marido abusa sexualmente da menina. Ele nega. O pastor dela diz que o casamento é para sempre e não pode se separar. Acontece que ela precisa defender sua filha. Então, contrariando o seu pastor, ela denuncia o marido à polícia e se separa. Não poderá nunca mais se casar?
Vejamos um outro caso: o marido espanca a esposa, porque aprendeu que este é o padrão, com o pai que também agia assim. Durante muito tempo, ela acredita que o marido vai se recuperar. Como não se recupera e cansada dos hematomas e da vergonha, desiste do casamento. Não poderá nunca mais se casar?
Se essas duas mulheres não puderem se casar, estarão recebendo duas puniçoes: uma das homens (sórdidos, com quem se casaram) e outra de Deus.
Então, temos que voltar a Bíblia. Foi o que eu fiz no estudo referido. Ao voltar à Bíblia, eu me encontro com o Deus da vida, que inventou o casamento, para a felicidade dos seus membros. O casamento é como o sábado: é uma instituição, que não está acima do homem, diferentemente do que pensavam os fariseus.
Lendo Marcos, noto como o assunto entrou na pauta. Jesus tira o foco da lei, que era boazinha para os homens e péssima para as mulheres, e põe no coração. É como se dissesse: "Moisés disse isto por causa da dureza do coração de vocês, que ficam procurando brechas na lei. O mais importante do que Moisés disse é que o casamento é para sempre. Este é o ideal de Deus, quando projetou a união conjugal".
Jesus estava mais uma vez defendendo os oprimidos, no caso as mulheres. Este é o centro do texto. Ele não está falando sobre divórcio, mas mostrando o que os homens faziam com suas mulheres.Meus outros argumentos estão no texto.
Evidentemente, respeito sua posição, mas é assim que leio a Bíblia, buscando a intenção do seu Autor.....
[ Por  - Pastor Izrael de Azevedo-  Imagens por Antonio Carlos Pimenta]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.