sexta-feira, 18 de novembro de 2011

# ONZE FATORES CONSIDERADOS PARA PERDER PESO.


Para que uma pessoa perca peso, deve haver um casamento perfeito entre hábitos saudáveis e suas características pessoais


Dieta rica em proteína ajuda no processo de emagrecimento


Para que uma pessoa perca peso, deve haver um casamento perfeito entre hábitos saudáveis e suas características pessoais. Por isso, já que somos tão diferentes, não faz sentido que todos sigam a mesma dieta. Fatores como idade, peso, altura, rotina, preferências e objetivos devem diferenciar uma da outra. "Uma dieta deve ser mais individualizada possível. Médicos e nutricionistas precisam se adequar ao paciente, e não o contrário", diz o endocrinologista Márcio Mancini, presidente do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)
Quanto mais uma dieta se adaptar à pessoa que vai segui-la, menos difícil será percorrer esse caminho e menos decepções e desistências acontecerão durante o trajeto. O importante é saber que uma reeducação alimentar, mais do que a perda de peso, provoca grandes mudanças na vida de um indivíduo, e é muito mais eficaz e saudável do que regimes extremamente restritivos. Saiba quais são as 11 características que não podem ser deixadas de lado ao escolher uma dieta para chamar de sua.
Conheça todas as características da dieta




Entenda o funcionamento de sua dieta ou reeducação alimentar. Saiba exatamente tudo o que você pode comer, os riscos que ela oferece e o que pode prejudicar o andamento desse processo. Além disso, reconheça quais são os resultados: por exemplo, quanto aproximadamente de peso você irá perder e em quanto tempo. Isso evita a ansiedade e decepções.
Considere particularidades e problemas de saúde 

Existem fatores capazes de interferir diretamente no valor calórico que uma dieta deve ter, por exemplo, o metabolismo basal, que é a quantidade de calorias que uma pessoa gasta quando está parada, e a predisposição genética para ganhar peso. Quem tem problemas como diabetes, pressão alta e doenças cardiovasculares deve evitar certos alimentos e priorizar outros. Por exemplo, o diabético deve evitar frutas que aumentam a glicemia, como uva e manga, e os hipertensos precisam consumir menos sal.
Procure um cardápio com alimentos acessíveis e de sua preferencia

Ninguém aguenta comer o que não gosta por muito tempo, então escolher alimentos saudáveis e que você goste para compor uma dieta ajuda a conquistar os resultados. Para aqueles que não gostam de nada saudável, os especialistas sugerem experimentar pelo menos um ingrediente novo a cada refeição. A organização do cardápio também deve considerar a sazonalidade dos alimentos, os preços e a disponibilidade dos ingredientes em cada região.
Entenda porque dietas passadas não deram certo

"Uma dieta nova deve ser sempre diferente daquelas que não deram certo", aconselha o endocrinologista Márcio Mancini. Para isso, identificar o que prejudicou uma dieta e, depois, saber como evitar que isso aconteça de novo, é fundamental para que pacientes e médicos façam juntos um novo programa. Falta de motivação, dificuldades de adaptação à nova alimentação ou às atividades físicas são alguns pontos que devem ser revistos quando isso acontecer.
Opte por uma dieta segura

Comer de três em três horas, compor pratos balanceados, não cortar nenhum nutriente da dieta e escolher um cardápio com base em alimentos variados e fáceis de encontrar são algumas das características que fazem com que um programa dê certo sem causar danos à saúde. A perda de peso é mais lenta e o processo dura mais tempo do que dietas restritivas, mas funciona mais como uma reeducação alimentar que valerá para o resto da vida.
Identifique quais são os seus pontos fracos

Antes de começar um processo de emagrecimento, é bom ter em mente os problemas que poderá enfrentar no meio do caminho. Saiba se o seu problema com a comida está relacionado à ansiedade, à impulsividade, ao stress ou à falta de motivação. Depois, procure algo que possa ajudar a evitar esses problemas. "Busque alternativas que provoquem sensação de bem estar, como qualquer atividade física, ioga, meditação, acupuntura ou terapia. Se o problema é motivação, vá atrás da ajuda de familiares e amigos e frequente mais o consultório do seu médico", diz a endocrinologista Gláucia Carneiro.
Procure a melhor dieta para sua idade

Existem fases da vida em que as pessoas precisam de uma alimentação consistente ou em que engordam mais. Crianças, adolescentes, gestantes e idosos não devem seguir dietas restritivas, a não ser que tenham algum problema de saúde que exija alguns cortes. Mulheres na menopausa tendem a ganhar mais peso, então a mesma dieta não funcionaria da mesma maneira para elas e para mulheres mais jovens, por exemplo.
Busque adequar os novos hábitos a rotina de trabalho

O trabalho é o lugar onde as pessoas costumam passar a maior parte de seus dias e, por isso, a dieta deve andar junto com essa rotina. Quem faz as refeições em restaurantes pode se beneficiar com bufês por quilo – se tiver bom senso e autocontrole. Como é importante comer de três em três horas, os especialistas sugerem que o paciente leve ao trabalho lanches saudáveis que possam comer à tarde.
Tenha consciência na hora de escolher a atividade física

Procure atividades que proporcionem prazer, e não o contrário. A falta de tempo pode ser compensada com pequenas medidas do dia-a-dia, como estacionar mais longe para andar mais, subir lances escadas ou falar no telefone em pé. Pessoas com pressão alta, artrose ou problemas ortopédicos devem consultar um médico antes de começar qualquer tipo de atividade física.
Siba o que fazer em situação de risco

Não espere uma festa de criança chegar para descobrir que você não consegue resistir a tantas tentações. Antes de começar uma dieta, descubra como você pode se ver livre desse problema. A nutricionista Thais Arthur diz que não é preciso ser  tão radical em ocasiões especiais. O segredo pode estar em manter-se rigorosamente nos limites uma semana antes das festas, para que no dia, um ou outro abuso seja permitido. "Outro aspecto importante é não ir a jantares ou festas com fome. A regra é sempre comer algo saudável em casa antes de sair", diz.
Mobilize as pessoas ao seu redor

As pessoas que cozinham, fazem compras de supermercado e comem com você devem entender a sua necessidade de dieta e cooperar. Tente convencê-las de que precisa de ajuda, não de boicotes.


Fontes: Clínica Mayo; Dra. Gláucia Carneiro, endocrinologista do ambulatório de obesidade da Universidade Federal de São Paulo; Dr. Márcio Mancini, endocrinologista e diretor do Departamento de Obesidade da SBEM; Sônia Trecco, nutricionista chefe do Hospital das Clínicas; Thaís Arthur, nutricionista do Hospital das Clínicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.