domingo, 18 de setembro de 2011

A INTEGRIDADE DA DOUTRINA CRISTÃ.



A doutrina é o ensino sistematizado das verdades encontradas na Bíblia sagrada; e o seu principal objetivo é levar o crente a ter uma vida perfeita diante de Deus e dos homens....
A doutrina Cristã se difere dos ensinamentos magistrados na vida secular, o homem pode ser letrado, pode ser um intelectual, pode ser um grande palestrante de motivação profissional, pode ser um renomado psicólogo e não entender patavinas de doutrina bíblica. 
 I - A DOUTRINA BÍBLICA E O HOMEM
1- Alimentando a alma- 
Alimentar as almas é missão do Pastor e dos obreiros ministrantes.... 
JOÃO 21; 15 -17;>> 15 E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. 16-Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. 17 Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
Paulo explica que quando o homem de Deus prega a verdadeira doutrina ele tem um desencargo de consciência =Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de todos. Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus.Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. Atos:20,- 26,27,28
Os Pastores que zelam pela doutrina sofrem com os de pele cinzenta, com os lobos.
Jesus deixa claro que a função do Pastor é pastorear e proteger as ovelhas e não se auto - proclamar como muitos estão fazendo por ai; Tem pastores e lideres ensinando coisas que dá medo, totalmente sem fundamentos Bíblicos, e o pior ainda, se escudam na palavra e não aceitam correção; se alguém tentar falar lhes alguma coisa eles dizem: ai daqueles que tocarem no ungido de Deus, isso é falta de flexibilidade e conhecimento Bíblico, Eles se esquecem, que Natã com sabedoria divina repreendeu Davi (2° Samuel: 12; 1-8)
Se esquecem da verdadeira profecia de Micaias contra Acabe, que profetizou contrariando todos os profetas e o mensageiro que foi buscá-lo para ministrar a palavra para o Rei, tomou um soco de Zedequias na cara, mas falou a verdade
(1° Reis:22;10-26)
A Bíblia ensina de onde sairão esses lideres; Vamos ler os conselhos de Paulo a esse respeito: (Atos: 20; 28-30)Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho; E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.Viram de onde vão sair alguns desses lobos?
Vamos ver os conselhos de Paulo a Timóteo quando ele o deixou em Éfeso!
Como te roguei, quando parti para a macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns, que não ensinem outra doutrina, 1° Timóteo: 1-3
Ainda em Éfeso, havia esses ensinamentos fabulosos, que tem por ai, essa genealogia de ensinamentos teológicos paralelos, fora da bíblia, que não leva a lugar nenhum, só traz problemas para igreja porque não é de Deus.
A Esse respeito Paulo escreve: E que deixem de dar atenção a mitos e genealogias intermináveis, que causam controvérsias em vez de promoverem a obra de Deus, que é pela fé. 1° Timóteo: 1- 4

Olhem o que Paulo Escreve para os que gostam de inventar doutrina Bíblica
  1° Timóteo:1; 5,6,7 Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida. Do que, desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas; Querendo ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam.
Paulo, ensina também como deve ser a conduta dos obreiros, ensina que os obreiros não devem travar competições a cerca da palavra; por ex: tem obreiro que esquece que é servo, tem outros que pensam que o seus irmãos de fé são completamente tapados  a ponto de  crer nas barbaridades que eles contam;
Paulo também tem um conselho para esses: Traze estas coisas à memória, ordenando-lhes diante do Senhor que não tenham contendas de palavras, que para nada aproveitam e são para perversão dos ouvintes;Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade; Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade. 2°Timóteo 2: 14 - 16
2 - Doutrinas de vida
Em Deut: 32,2 – Disse Deus: Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como gotas de água sobre a relva. 
Se nos quisermos  ter realmente uma vida plena; precisamos colocar em pratica a sã doutrina, não tem outro jeito de ser feliz, válvulas de escape  deixa –nos sem credibilidade entre os irmãos e entre a sociedade que partilhamos nossa  vida secular, porque Deus não se deixa escarnecer , depois vcs leiam o salmo 1° e vejam que bem aventurança tem aquele que acredita na palavra de Deus
3 – Doutrina e cultura
Em toda a cultura há coisas boas e más; devemos, por conseguinte, rejeitar tudo aquilo que é contra os preceitos Bíblicos;....... 
                              II – RESISTÊNCIA A SÃ DOUTRINA
1 – A inversão de valores
Os libertinos e estilistas da inovação dos preceitos bíblicos precisam tomarem cuidado! 
Ai dos que se prendem à iniqüidade com cordas de engano, e ao pecado com cordas de carroça, e dizem: "Que Deus apresse a realização da sua obra para que a vejamos; que se cumpra o plano do Santo de Israel, para que o conheçamos”. Ai dos que chamam ao mal bem e ao bem, mal, que fazem das trevas luz e da luz, trevas, do amargo, doce e do doce, amargo. Ai dos que são sábios aos seus próprios olhos e inteligentes em sua própria opinião. Ai dos que são campeões em beber vinho e mestres em misturar bebidas, dos que por suborno absolvem o culpado, mas negam justiça ao inocente. Por isso, assim como a palha é consumida pelo fogo e o restolho é devorado pelas chamas, assim também as suas raízes apodrecerão e as suas flores, como pó, serão levadas pelo vento; pois rejeitaram a lei do Senhor dos Exércitos, desprezaram a palavra do Santo de Israel. Por tudo isso a ira do Senhor acendeu-se contra o seu povo, e ele levantou sua mão para os ferir. Os montes tremeram, e os seus cadáveres estão como o lixo nas ruas. Apesar disso tudo, a ira dele não se desviou; sua mão continua erguida. Isaias; 5: 18 - 25
Estão mexendo no imutável, nos estatuto de DEUS,  e Deus zela do que é seu, e sua ira não se desvia, e sua mão continua erguida contra quem esta fazendo e contra quem esta pensando em fazer isso.  
2- Desviando os ouvidos da verdade
 Vamos ver 2° Timóteo:4-3,4. Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.
 Tem muitos pregando que Cristo já pagou todos os nossos pecados La na cruz e, que agora nos podemos tudo Vamos ver o que a bíblia diz sobre esses: 2° Tim:2- 18
Estes se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição já aconteceu, e assim a alguns pervertem a fé. Em 2° Tim:3;7,8 diz; Que esses, aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé  .

3 – Fábulas e mitos - 
Mitologia e fabulas são todas as crenças sem respaldo Bíblico, alguns estão ensinando coisas para favorecer algumas comunidades com hábitos tribais, comportamentos sexuais libertinos, para naturistas, etc. adequando o evangelho às dissoluções desses, e não adequando-os à doutrina Bíblica.  
Vamos ver o que a bíblia diz sobre esses: em 2° Tim: 4 -4
Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,

                          III – ATITUDES EM RELAÇÃO A DOUTRINA
I – Fidelidade a Deus
Por causa desse modismo doutrinário, os autênticos Cristãos sofrem perseguições; Timóteo estava passando por um problema semelhante a esse da atualidade; E Paulo deu-lhe o seguinte conselho: 2° Tim: 3; 10 -12  Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência ,Perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio, e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou; E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. Em Mateus: 5; 10- 12 Jesus disse: Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.Se você aceitar a doutrina evolucionista, você contraria a Deus, se não aceitar, será apedrejado pelos homens; De que lado você quer ficar? 
Olhem o que Jesus disse a respeito dos que se envergonham de declararem sua crença; Marcos: 8,38 Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos.
2 – Discernindo os enganos e sutilezas 
mídia é um dos maiores tutores de satanás, uma poderosa arma para propagar o evangelho mitológico e fabuloso, esse evangelho olímpico cheio de maracutaias anti -  Bíblica que estão pregando por ai....
A bíblia diz que essa corrente maligna tende a se expandir; 2° Tim: 3,13 Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.
E também ensina que devemos ter maturidade espiritual (Efésios:4,14) Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
3 – Plenitude de vida -
Precisamos entender que vida  espiritual é gerada por obediência e constante vigia, o Crente tem que entender que o objetivo do Cristianismo é a salvação da alma, e que ela pode ser roubada por desobediência;  olhem o que disse Jesus Jo:10,10 O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. 
                                                                     conclusão
 Estamos vivendo tempos trabalhosos e a falta de interesse pelo estudo bíblico campeia em nossas igrejas. Não é difícil encontrar dentro de uma mesma igreja opiniões distintas sobre pontos básicos de nossa doutrina. O antídoto para essa anomalia é o ensino sistemático das verdades cristãs. Como poderá o crente guardar a Palavra se a desconhece ou possui um conhecimento falho? A maior necessidade da presente hora no seio da igreja é uma sólida base bíblica doutrinária para a fé! "
Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade."                   (1Jo 3.18)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.