quarta-feira, 14 de agosto de 2024

CAUSAS BÍBLICAS DE ENFERMIDADES POR PERMISSÃO DIVINA.

 






CAUSAS BÍBLICAS DE ENFERMIDADES POR PERMISSÃO DIVINA.

1 - Satanás põe em dúvida a sinceridade de Jó

6 Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se diante do Senhor, veio também Satanás entre eles.7 Então o Senhor perguntou a Satanás: — De onde você vem? Satanás respondeu ao Senhor: — De rodear a terra e passear por ela.8 E o Senhor disse a Satanás: — Você reparou no meu servo Jó? Não há ninguém como ele na terra. Ele é um homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal. Então Satanás respondeu ao Senhor: — Será que é sem motivo que Jó teme a Deus?10 Não é verdade que tu mesmo puseste uma cerca ao redor dele, da sua casa e de tudo o que ele tem? Abençoaste a obra de suas mãos, e os seus bens se multiplicaram na terra.

11 Mas estende a tua mão e toca em tudo o que ele tem, para ver se ele não blasfema contra ti na tua face.12 Então o Senhor disse a Satanás: — Você pode fazer o que quiser com tudo o que ele tem; só não estenda a mão contra ele. Então Satanás saiu da presença do Senhor.


2 -O rei Ezequias é curado para honra e glória de Deus                                         2°Reis:20; 1-7 >>  1 Por esse tempo, Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal. O profeta Isaías, filho de Amoz, foi visitá-lo e lhe disse: — Assim diz o Senhor: "Ponha em ordem a sua casa, porque você morrerá; você não vai escapar."2 Então Ezequias virou o rosto para a parede e orou ao Senhor, dizendo:3 — Ó Senhor, lembra-te de que andei diante de ti com fidelidade, com coração íntegro, e fiz o que era reto aos teus olhos. E Ezequias chorou amargamente.

4 Antes que Isaías tivesse saído do pátio central, a palavra do Senhor veio a ele, dizendo:

5 — Volte e diga a Ezequias, príncipe do meu povo: Assim diz o Senhor, o Deus de Davi, seu pai: "Ouvi a sua oração e vi as suas lágrimas. Eis que eu vou curá-lo e, ao terceiro dia, você subirá à Casa do Senhor.6 Acrescentarei quinze anos à sua vida e livrarei das mãos do rei da Assíria tanto você quanto esta cidade. Defenderei esta cidade por amor de mim e por amor a Davi, meu servo."

7 Isaías disse mais: — Peguem uma pasta de figos. Eles a pegaram e a puseram sobre a úlcera. E Ezequias recuperou a saúde.

3 - A MORTE E RESSURREIÇÃO DE LÁZARO                                                       JOÃO:11; 1- 4 >> 1 Um homem chamado Lázaro estava doente. Ele era de Betânia, da aldeia de Maria e de sua irmã Marta. 2 Esta Maria, cujo irmão Lázaro estava doente, era a mesma que ungiu o Senhor com perfume e lhe enxugou os pés com os seus cabelos.3 Por isso, as irmãs de Lázaro mandaram dizer a Jesus: — Aquele que o Senhor ama está doente.4 Ao receber a notícia, Jesus disse: — Essa doença não é para morte, mas para a glória de Deus, a fim de que o Filho de Deus seja glorificado por meio dela.

A questão da doença é sempre difícil de se lidar. A chave é lembrar que os caminhos de Deus são mais altos que os nossos (Isaías 55:9). Quando estamos sofrendo de uma doença, enfermidade ou lesão, geralmente focamos apenas em nosso próprio sofrimento. No meio da provação de uma doença, é muito difícil se concentrar no que Deus pode trazer como resultado. Romanos 8:28 nos lembra que Deus pode trazer o bem de qualquer situação. Muitas pessoas olham para os tempos de doença como tempos quando se aproximaram de Deus, aprenderam a confiar mais nEle e/ou aprenderam a valorizar verdadeiramente a vida. Essa é a perspectiva que Deus tem porque Ele é soberano e conhece o resultado final.

Isso não significa que a doença seja sempre de Deus ou que Deus sempre nos inflija com a doença para nos ensinar uma lição espiritual. Em um mundo contaminado pelo pecado, a doença, a enfermidade e a morte sempre estarão conosco. Somos seres caídos, com corpos físicos propensos a doenças e enfermidades. Algumas doenças são simplesmente o resultado do curso natural das coisas neste mundo. A doença também pode ser o resultado de um ataque demoníaco. A Bíblia descreve vários casos em que o sofrimento físico foi causado por Satanás e seus demônios (Mateus 17:14-18; Lucas 13:10-16). Portanto, algumas doenças não são de Deus, mas de Satanás. Mesmo nesses casos, Deus ainda está no controle. Deus às vezes permite que o pecado e/ou Satanás causem sofrimento físico. Mesmo quando a doença não é diretamente de Deus, Ele ainda a usará de acordo com a Sua perfeita vontade.

É inegável, porém, que Deus às vezes intencionalmente permite, ou até faz com que a doença cumpra os Seus propósitos soberanos. Embora a doença não seja diretamente abordada nessa passagem, Hebreus 12:5-11 descreve Deus nos disciplinando para produzir "fruto de justiça" (versículo 11). A doença pode ser um meio da disciplina amorosa de Deus. É difícil compreendermos por que Deus funcionaria dessa maneira. Entretanto, quando acreditamos na soberania de Deus, não há uma outra opção senão enxergar o sofrimento como algo que Deus permite e/ou causa.

O exemplo mais claro disso nas Escrituras é encontrado no Salmo 119. Observe a progressão nos versículos 67, 71 e 75 — "Antes de ser afligido, eu andava errado, mas agora guardo a tua palavra… Foi bom que eu tivesse passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos…. Bem sei, ó Senhor, que os teus juízos são justos e que com fidelidade me afligiste." O autor do Salmo 119 estava olhando para o sofrimento da perspectiva de Deus. Foi bom para ele ser afligido. Foi a fidelidade que fez com que Deus o afligisse. O resultado da aflição foi para que ele pudesse aprender os decretos de Deus e obedecer à Sua Palavra.

Novamente, a doença e o sofrimento nunca são fáceis de lidar. Uma coisa é certa: a doença não deve nos fazer perder a fé em Deus. Deus é bom, mesmo quando estamos sofrendo. Até o derradeiro sofrimento da "morte" é um ato da bondade de Deus. É difícil imaginar que qualquer pessoa que esteja no céu como resultado de doença ou sofrimento lamente o que passou nesta vida.

Uma observação final: quando as pessoas estão sofrendo, é nossa responsabilidade ministrar a elas, cuidar delas, orar por elas e confortá-las. Quando uma pessoa está sofrendo, nem sempre é apropriado enfatizar que Deus trará benefícios ao sofrimento. Sim, essa é a verdade. No entanto, em meio ao sofrimento, nem sempre é o melhor momento para compartilhar essa verdade. As pessoas que sofrem precisam do nosso amor e encorajamento, não necessariamente de um lembrete da sólida teologia bíblica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.