Para começar quem disse que a arvore era uma macieira?
A origem do pecado é um mistério que
permanece fechado na revelação Bíblica; O que está claro é que o pecado e uma
realidade e que acompanhou durante a criação do homem e o seu concerto entre
DEUS e os homens, e entre eles e todas as outras criaturas. O restante da
história Bíblica é o plano de Deus por meio do qual essa alienação pode ser
vencida e os propósitos originais divinos ao homem – Que ele tenha domínio sobre
todas as coisas -- sejam restabelecidos.
A natureza da relação entre DEUS e os
homens era soberano- vassalo. Deus criara o homem para o propósito expresso de
transmitir a ele a condição e a função da imagem, quer dizer, o homem tinha de representar
Deus no seu domínio sobre toda a criação; Tal privilégio também acarretava, a
principal das quais era a lealdade e obediência absolutas. Em um mundo sem
pecado é impossível testar a obediência, pois em um mundo sem pecado o homem não
tem opções. Isto talvez explique a existência de satanás, que surge como
acusador, aquele que oferece ao homem
uma escolha de soberanos cursos de ação. O seu papel como senhor alternativo já esta pressuposto
pela limitação colocada sobre o homem no jardim, “De
toda arvore do jardim comerás livremente,mas da arvore da ciência do bem e do
mal, dela não comeras; porque no dia que comeres, certamente morrerás (Gen:
2:16,17)
Essa proibição é o lado inverso da
declaração de propósito do concerto. Positivamente, o homem tinha de frutificar, multiplicar-se encher a terra e sujeita-la (
Gen:1,28) Negativamente, tinha de conter-se de uma parte dessa criação: a árvore do conhecimento do bem e do mal (ARA). Seja
o que for que essa arvore transmitia pelo fruto, ela simbolizava o principio de
que no cumprimentodo concerto há “não farás”
como também “Farás”. Ter domínio sobre todas
as coisas não é um endosso geral para o homem fazer o que quiser. O dominio
humano tem de ser exercido, dentro da estrutura das permissões e proibições do
Rei de quem o homem é só a imagem.
A árvore serve como um ponto de prova
para a fidelidade do homem ao concerto. Comer do seu fruto é demonstrar falso domínio,
um excesso de segurança no qual o homem se tornou, em certo sentido, misterioso
como Deus. “O homem“diz DEUS “é como um de nós, sabendo o bem e o mal” (Gen:3,22) Tentando
inverter os papeis e afirmar a sua independência das limitações, o homem se
tornou uma imagem desfigurada e defeituosa, uma que já não representava o seu
soberano Senhor de modo desimpedido e perfeito. O pecado introduzira uma
alienação que efetuou a relação entre DEUS e o homem, tornando-o uma criatura
mortal, que jamais cumpriria o mandato do concerto enquanto permanecesse nessa
condição.
A alienação também se estendeu em direção horizontal: o homem se
alienou da mulher e vice – versa. A declaração do concerto determinara: “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o
criou; macho e fêmea os criou” (Gen:1,27) . O gênero humano é composto
de macho e fêmea e ambos são à imagem de DEUS. Tantos os homens quanto às
mulheres representam Deus na terra e são agentes por meio de quem ELE
exerce domínio. Esta declaração de propósito do concerto está qualificada pela
função do concerto narrada em Genesis-2, que
delineia ainda mais a relação macho- fêmea.
O pecado, entretanto, alterou radicalmente a relação entre homem e mulher da mesma maneira que alterou a
relação entre DEUS e a sua criação. A mulher, tento sido tentada por satanás,
rendeu-se e encorajou o seu marido a unir-se com ela na violação da proibição
do concerto. Em conseqüência disso, satanás, a mulher eo homem caíram sob a
condenação divina e tornaram-se sujeitos a um concerto que agora incorpora
estipulações apropriadas a um universo já não em complacência desejosa ao
Soberano.
A antiga exigência “Frutificai, e
multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a” ainda esta em vigor,
mas a partir de agora só seria cumprida parcialmente pela humanidade não-
remida e imperfeita até mesmo por aqueles que Deus restabeleceria para si na
graça salvadora, por meio de Jesus Cristo, ainda esses correm perigo por causa
do pecado que os rodeia;
Por isso Paulo escreve: Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e
fortalecei-vos .1 Coríntios 16:13 E Jesus disse: Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na
verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. Mateus
26:41 Pedro exorta: E já está
próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração. 1
Pedro 4:7 >>>
Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso
adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;1
Pedro 5:8 – Que Deus voz abençoe...
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