sábado, 23 de novembro de 2013

O PECADO E A INTERRUPÇÃO DO PROPÓSITO DO CONCERTO.

Para começar quem disse que a arvore era uma macieira?
    
A origem do pecado é um mistério que permanece fechado na revelação Bíblica; O que está claro é que o pecado e uma realidade e que acompanhou durante a criação do homem e o seu concerto entre DEUS e os homens, e entre eles e todas as outras criaturas. O restante da história Bíblica é o plano de Deus por meio do qual essa alienação pode ser vencida e os propósitos originais divinos ao homem – Que ele tenha domínio sobre todas as coisas  --  sejam restabelecidos.
A natureza da relação entre DEUS e os homens era soberano- vassalo. Deus criara o homem para o propósito expresso de transmitir a ele a condição e a função da imagem, quer dizer, o homem tinha de representar Deus no seu domínio sobre toda a criação; Tal privilégio também acarretava, a principal das quais era a lealdade e obediência absolutas. Em um mundo sem pecado é impossível testar a obediência, pois em um mundo sem pecado o homem não tem opções. Isto talvez explique a existência de satanás, que surge como acusador, aquele que oferece ao  homem uma escolha de soberanos cursos de ação. O seu papel  como senhor alternativo já esta pressuposto pela limitação colocada sobre o homem no jardim, “De toda arvore do jardim comerás livremente,mas da arvore da ciência do bem e do mal, dela não comeras; porque no dia que comeres, certamente morrerás (Gen: 2:16,17)
Essa proibição é o lado inverso da declaração de propósito do concerto. Positivamente, o homem tinha de frutificar, multiplicar-se encher a terra e sujeita-la ( Gen:1,28) Negativamente, tinha de conter-se de uma parte dessa criação: a árvore do conhecimento do bem e do mal (ARA). Seja o que for que essa arvore transmitia pelo fruto, ela simbolizava o principio de que no cumprimentodo concerto há “não farás” como também “Farás”. Ter domínio sobre todas as coisas não é um endosso geral para o homem fazer o que quiser. O dominio humano tem de ser exercido, dentro da estrutura das permissões e proibições do Rei de quem o homem é só a imagem.
A árvore serve como um ponto de prova para a fidelidade do homem ao concerto. Comer do seu fruto é demonstrar falso domínio, um excesso de segurança no qual o homem se tornou, em certo sentido, misterioso como Deus. “O homem“diz DEUS “é como um de nós, sabendo o bem e o mal” (Gen:3,22) Tentando inverter os papeis e afirmar a sua independência das limitações, o homem se tornou uma imagem desfigurada e defeituosa, uma que já não representava o seu soberano Senhor de modo desimpedido e perfeito. O pecado introduzira uma alienação que efetuou a relação entre DEUS e o homem, tornando-o uma criatura mortal, que jamais cumpriria o mandato do concerto enquanto permanecesse nessa condição.
A alienação também  se estendeu em direção horizontal: o homem se alienou da mulher e vice – versa. A declaração do concerto determinara: “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou” (Gen:1,27) . O gênero humano é composto de macho e fêmea e ambos são à imagem de DEUS. Tantos os homens quanto às mulheres representam          Deus  na terra e são agentes por meio de quem ELE exerce domínio. Esta declaração de propósito do concerto está qualificada pela função do concerto narrada em Genesis-2, que delineia ainda mais a relação macho- fêmea.  O pecado, entretanto, alterou radicalmente a relação entre  homem e mulher da mesma maneira que alterou a relação entre DEUS e a sua criação. A mulher, tento sido tentada por satanás, rendeu-se e encorajou o seu marido a unir-se com ela na violação da proibição do concerto. Em conseqüência disso, satanás, a mulher eo homem caíram sob a condenação divina e tornaram-se sujeitos a um concerto que agora incorpora estipulações apropriadas a um universo já não em complacência desejosa ao Soberano. 
A antiga exigência “Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a” ainda esta em vigor, mas a partir de agora só seria cumprida parcialmente pela humanidade não- remida e imperfeita até mesmo por aqueles que Deus restabeleceria para si na graça salvadora, por meio de Jesus Cristo, ainda esses correm perigo por causa do pecado que os rodeia;
Por isso Paulo escreve: Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos .1 Coríntios 16:13 E Jesus disse: Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. Mateus 26:41 Pedro exorta: E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração. 1 Pedro 4:7 >>> Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;1 Pedro 5:8Que Deus voz abençoe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.