quarta-feira, 7 de novembro de 2012

ADORAÇÃO A DEUS NÃO É TRAZER AS MAZELAS DO MUNDO PARA O LUGAR SANTO!

O que  é adoração?     
Adoração não é trazer as mazelas do mundo para o culto Divino..      

Um leproso prostrou-se diante de Cristo dizendo que somente Ele poderia curá-lo e O adorou dizendo: “Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo”. Ou seja, o simples fato de reconhecer que somente Jesus poderia curá-lo constitui-se em adoração "E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo" ( Mt 8:2 ).
Uma mulher suplicou o auxilio de Jesus, e este fato constitui-se em adoração "Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me!" ( Mt 15:25 ).
Por que pedir auxílio a Deus constitui-se em adoração? Qual o elemento comum a todos os pedidos? Porque o pedido (oração) expressa confiança, fé em exercício, descasar na esperança proposta. Somente pede quem crê que Deus é poderoso e gracioso em socorrer suas criaturas "Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou" ( Jo 9:38 ).
O elemento essencial a adoração é a fé. Sem fé é impossível agradar a Deus! Quando me refiro à fé, não é a mera crença. A fé que é o elemento essencial a adoração é a fé (confiança) na pessoa do Filho Unigênito de Deus “Ó mulher, grande é a tua fé! Seja feito para contigo como tu desejas” ( Mt 15:28 ).
Através de várias passagens bíblicas é possível abstrair que o simples fato de o cristão dirigir a Deus um pedido, uma oração, já está adorando a Deus, visto que, somente ora ao Pai quem crê que será atendido "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam" ( Hb 11:6 ).
A adoração também pode ser um ato de reconhecimento, o que se depreende do texto a seguir: “E, quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o. E, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? conjuro-te por Deus que não me atormentes” ( Mc 5:6 -7). Ou seja, os demônios adoraram a Jesus pelo fato de Ele ser o Cristo de Deus, porém, ao intentar revelar Cristo aos homens pretendia adquirir credibilidade "E curou muitos que se achavam enfermos de diversas enfermidades, e expulsou muitos demônios, porém não deixava falar os demônios, porque o conheciam" ( Mc 1:34 ).
Que relação tem a Luz com as trevas? Jesus proibia os demônios de anunciar que Ele era o Cristo porque o reino dos céus não depende do testemunho de demônio para ser estabelecido. Muitos pretensos adoradores em nossos dias dão mais credito ao que os possessos por demônios dizem, do que a verdade do evangelho. Observe a atitude de Paulo com a advinha que o seguia “Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo. E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu” ( At 16:17 -18).
Porém, seria esta adoração que Deus espera de suas criaturas? Um reconhecimento somente?
A verdadeira adoração só ocorrer quando o homem é gerado de novo da semente incorruptível em espírito e verdade, como lemos: "Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem" ( Jo 4:23 ). Somente aqueles que são nascidos do Espírito, ou seja, que nasceram de novo são espirituais e adoram a Deus verdadeiramente ( Jo 3:6 ), o que só é possível através da fé ( Jo 1:12 -13; Ef 4:24 ; Rm 1:16 ).
Todos os descendentes de Adão são carnais e precisam nascer de novo do Espírito Eterno para que sejam contados como filhos de Deus. Somente através da obediência a palavra da verdade do evangelho, a semente incorruptível, ou seja, o poder de Deus dado aos homens, o homem é de novo gerado, e passa a adorar a Deus em espírito e em verdade.
Há muitos homens que fazem odes, músicas, poesias, gravuras, quadros, etc., em reconhecimento a existência de Deus, porém, eles não ‘adoram’ em espírito e verdade. Outros, como é o caso dos judeus, tem zelo de Deus, porém, sem entendimento, pois não deixaram se iluminar pela luz do evangelho ( Rm 10:2 ).
Vários artistas, religiosos ou não, compõem canções, mas nem por isso adoram a Deus em verdade. A mentira faz parte da natureza que herdaram de Adão. A separação de Deus fez surgir uma nova natureza segundo a mentira. Deus é luz, e os que não são nascidos de Deus, são trevas. Deus é verdade, e os que estão separados d'Ele, são 'mentira'. As trevas ou a mentira só é dissipada através do novo nascimento ( Rm 3:7 ). Fica a pergunta: será que os espetáculos e cultos que são realizados constituem-se em verdadeira adoração a Deus? Não são modismos e uma imitação barata dos cultos que são dedicados aos ídolos?
Se nestas reuniões estiverem falando a verdade do evangelho, ou seja, professando a Cristo segundo diz as escrituras, é certo que estão adorando a Deus em espírito e em verdade. Porém, se não professam a Cristo segundo o que diz a bíblia, não há adoração verdadeira, antes, estas reuniões constitui-se em deleite da carne, ou seja, são reuniões cheias de emocionalismo carnal, mas desprovida do Espírito de Deus.
As pessoas que fazem shows bendizem a Deus, porém, o bendizer por si só não é a verdadeira adoração, pois não procede dos lábios de verdadeiros adoradores (homens nascidos de novo). Acaso monges, padres e sacerdotes que reverenciam a Deus em suas reuniões adoram a Deus simplesmente por bendizê-lo? Dizer “Senhor, Senhor” não se constitui em adoração, antes, para ser conhecido do Senhor é necessário crer conforme diz as Escrituras.
Os salmos 103 e 104 são exemplos típicos de adoração a Deus, pois o salmista Davi era um verdadeiro adorador, visto que recebeu um novo coração e um novo espírito ( Sl 51:10 ), bendiz ao Senhor por tudo que Ele faz pelos homens que N’Ele esperam ( Sl 103:1 ), e em seguida bendiz a Deus pela sua magnificência ( Sl 104:1 ). Não se esqueça que o salmo 51 também é adoração, pois se constitui em oração a Deus, onde temos o salmista esperando em Deus que venha conceder um novo coração e um novo espírito (novo nascimento).
Somente adora a Deus em espírito e em verdade aqueles que são agradáveis a Deus. Apesar de ser bonito ver uma pessoa que, quando diz o nome de Deus tira o chapéu de sobre a cabeça em sinal de reverência, não é este o modo pelo qual os homens se submetem ao Senhorio de Deus, antes só é possível tomar o jugo da justiça obedecendo à palavra de Deus, que é: Crede naquele que Ele enviou. Gesto e sinais de reverência não tornam os homens agradáveis a Deus. Entrar nos templos descalço não é reverência ao Altíssimo. Falar baixinho não se constitui em reverencia a Deus. Entrar em um templo não é o mesmo que se apresentar ante o trono da graça. Somente por meio da verdade do evangelho (a fé que foi dada aos santos) o homem tem acesso à presença de Deus.
Quando a adoração de certos seguimentos evangélico/protestante foca-se na ritualística, na forma, na legalidade, na moral, em costumes, na tradição, e outros quesitos, simplesmente seguem o curso natural de outros seguimentos religiosos pagãos. Todas as religiões baseiam-se em conceitos, cerimônias, liturgia, rito padronizado, organização, liderança e experiência emocional ou mística.
O evangelho de Cristo não segue padrões humanos, visto que é pela fé e por fé somente. A fé (evangelho) que uma vez foi dada aos santos é a ancora da alma, segura e firme, que penetra além do véu, onde os que crêem se refugiam e descansam (fé) na esperança proposta ( Hb 6:13 -20; Jd 1:3 ; Fl 1:27 ).
Para muitos a adoração vincula-se aos templos, sacrifícios, campanhas, peregrinações e cânticos e por um determinado espaço de tempo. Este modelo de culto segue a concepção carnal dos cultos das religiões em geral, visto que acabou por fomentar a idéia de que a adoração depende do comprometimento do homem com a instituição que freqüenta, com a contribuição, com os sacrifícios, meditação, êxtase, transe, orações repetitivas, etc.
Mas o que Jesus anunciou acerca da verdadeira adoração? Que ela não está atrelada a templos (igrejas, mesquitas ou sinagogas), lugares (Jerusalém, Samaria, Gilgal), tempo (dias de festas e sábados), nação (judeus ou gentios), antes se vincula a nova natureza concedida na regeneração (novo nascimento).
O que o Pai procura nos verdadeiros adoradores? A conversa de Jesus com a mulher samaritana trás um escopo geral do que é essencial a adoração.
Qual o lugar de adoração dos verdadeiros adoradores? Ora, sabemos que Deus é Espírito, e que os seus adoradores o adoram em espírito e em verdade. Onde o espírito de Deus está ai há liberdade, ou seja, não importa o lugar, ou antes, em todos os lugares há liberdade para o homem estar na presença de Deus.
Como? Ora, não é necessário templos feitos por mãos humanas, pois todos os que crêem foram edificados templos e casas espirituais, são templos e morada do Espírito "No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito" ( Ef 2:22 ). Não é necessário sacerdotes, pois todos que creram foram comissionados a sacerdócio real ( 2Pe 2:9 ). Aonde quer que o cristão vá, ali ele é templo e habitação do Altíssimo. Os verdadeiros adoradores adoram ao Pai em espírito e em verdade, para que de fato sejam livres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.