quarta-feira, 25 de julho de 2012

# A MUSICA E O RITMO MUNDANO NAS IGREJAS..

Crente foi chamado para influenciar O MUNDO não para ser influenciado por ele; lembra da separação entre luz e trevas?
Portanto, se vocês obedecerem fielmente aos mandamentos que hoje lhes dou, amando o Senhor, o seu Deus, e servindo-o de todo o coração e de toda a alma, então, no devido tempo, enviarei chuva sobre a sua terra, chuva de outono e de primavera, para que vocês recolham o seu cereal, e tenham vinho novo e azeite.   

Ela dará pasto nos campos para os seus rebanhos, e quanto a vocês, terão o que comer e ficarão satisfeitos.  Deuteronômio 11:13-15
Caso contrário, a ira do Senhor se acenderá contra vocês e ele fechará o céu para que não chova e para que a terra nada produza e assim vocês logo desaparecerão da boa terra que o Senhor lhes está dando.

Gravem estas minhas palavras no coração e na mente; amarrem-nas como símbolos nas mãos e prendam-nas na testa. Ensinem-nas a seus filhos, conversando a respeito delas quando estiverem sentados em casa e quando estiverem andando pelo caminho, quando se deitarem e quando se levantarem.


Escrevam-nas nos batentes das portas de suas casas, e nos seus portões, para que, na terra que o Senhor jurou que daria aos seus antepassados, os seus dias e os dias dos seus filhos sejam muitos, sejam tantos como os dias durante os quais o céu está acima da terra. Deut 11:17-21

Sabemos que a lei é boa, se alguém a usa de maneira adequada.

Também sabemos que ela não é feita para os justos, mas para os transgressores e insubordinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreverentes, para os que matam pai e mãe, para os homicidas,  para os que praticam imoralidade sexual e os homossexuais, para os seqüestradores, para os mentirosos e os que juram falsamente; e para todo aquele que se opõe à sã doutrina.
1 Timóteo 1:8-10
 
Se você afirmar que esta na graça saiba que Jesus cumpriu a lei para submeter- nos a graça pela obediência da palavra A  Bíblia "diz" Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;  2 Timóteo 4:3

Quando entrarem na terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá, não procurem imitar as coisas repugnantes que as nações de lá praticam. Deut: 18:9 

Disse o Senhor a Moisés: "Tenho visto que este povo é um povo obstinado. Deixe-me agora, para que a minha ira se acenda contra eles, e eu os destrua. Depois farei de você uma grande nação". Êxodo 32:9-10    
             
 A palavra do Senhor em Jeremias 15:19-21 diz a respeito do pecado que aquele povo estava cometendo, misturando as coisas de Deus com as das trevas. O Senhor chama o seu povo de volta para Ele.

Mas a frente, Deus fala aos seus sacerdotes: “A meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e profano e o farão discernir entre o imundo e o limpo” – Ezequiel 44:23                                                                                     Ninguém pode servir a dois senhores (Mt. 6:24). Lembremos a carta de Laodicéia que o Apóstolo João escreveu, exortando aquela igreja sobre sua “mornidão” espiritual: “Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca”. (Apocalipse 3:15e16                                                                                                   Deus usa os termos opostos: santo x profano / precioso x vil / imundo x limpo / quente x frio e fala sobre a necessidade de haver um posicionamento, uma escolha.

SANTO – separado, consagrado

 PROFANO – vem do latim, profanus, que significa, literalmente, “perante” ou “fora do templo”, ou seja, aquilque é secular ou corrompido, não-religioso, vulgar, indecente; é o antônimo de sagrado. Seus sinônimos também são blasfemo e ímpio.    PROFANAR - desonrar, tratar algo sagrado sem o devido respeito, não dar valor. Menosprezar o que Deus dá valor.
É através da observância da palavra de Deus que podemos discernir o santo do profano.

“Guardo as tuas palavras no meu coração para não pecar contra Ti”. “Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra e luz para os meus caminhos” (Salmos 119:11e105)


O Exemplo de Daniel


■Profeta judeu do período babilônico e persa. Entre 12 e 16 anos já se encontrava na Babilônia como cativo judeu entre outros jovens como Ananias, Misael e Azarias. Eles foram forçados a entrar no serviço da corte babilônica. Daniel recebeu o nome de Beltessazar. Durante 3 anos, ele teve que aprender tudo sobre os caldeus.


■O destaque de Daniel – Rapidamente tornou-se conhecido por sua sabedoria, inteligência e conhecimento.


■A consagração, a separação de Daniel (Daniel 1:8) Ele não se contaminou com as iguarias do rei.


■O rei Belsazar e a mistura do santo e do profano relatada em Daniel 5:1-30.


O Fogo Estranho de Nadabe e Abiú


■Nadabe e Abiú, filhos de Arão, tinham o direito e privilégio de serem sacerdotes. “Faze também vir para junto de ti Arão, teu irmão, e seus filhos com ele, dentre os filhos de Israel, para me oficiarem como sacerdotes, a saber, Arão e seus filhos Nadabe,, Abiú, Eleazar e Itamar” (Êxodo 28:1).


■O fogo estranho que Nadabe e Abiú ofereceram a Deus (Levíticos 10:1-11) O fogo estranho não vinha do Altar do Sacrifício, o Altar do Holocausto. O fogo do Altar do Holocausto era um fogo santo (separado) porque sobre ele se consumia o sacrifício do cordeiro que quitava o pecado do povo. Somente esse fogo podia ser usado para queimar incenso diante de Deus. Deus assim o havia instituído e este fogo arderia continuamente sobre o altar, nunca se apagaria. Somente esse fogo santo era aceito por Deus.


■Deus não tinha ordenado que fizessem daquela forma. (v. 1)


■O perigo de menosprezar o Altar de Deus, as coisas que são sagradas e profanar o ministério. Nunca devemos nos apresentar diante de Deus de uma forma leviana.


Tudo o que fizermos para Deus, seja por palavras ou obras, deve ser feito em Nome do Senhor Jesus, ou seja, com temor, integridade, reverência, pois o Nome do SENHOR é SANTO. (Colossenses 3.17)


■Devemos ter zelo pela casa do Senhor, a começar da maneira que temos subido ao altar para ministrar ao Senhor e também do que temos oferecido a Ele. Hoje estamos na Nova Aliança, mas nosso Deus continua Santo. O cordeiro sacrificado para Deus é Cristo. O fogo santo para Deus é o fogo do Cordeiro… O Espírito Santo. Toda obra para Deus deve ser sobre o fogo santo, O Espírito Santo, para que suba como incenso, como cheiro suave às narinas de Deus. Fogo estranho é o que não vem de Deus! Não devemos “brincar” com Deus… “Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo consumidor” (Hebreus 12:28-29).


■Devemos buscar a santidade. Vida reta e coração contrito, obediência e negação do eu, levar tudo para a cruz para que lá morra o que deve morrer e surja uma vida nascida do Espírito.


Deus é a essência absoluta de santidade, de bondade, retidão e perfeição.


■A busca pela Santidade (I Pedro 1:13-16) Santo quer dizer SEPARADO para Deus; devemos nos AFASTAR das coisas que sabemos não agradam a Deus. Eu preciso buscar a santidade. “Sem sanificação, ninguém verá a Deus”. (Hebreus 12:14)


■O pendor do Espírito (Romanos 8:1-11)


A Arte na Adoração


O que podemos oferecer a Deus?


Ainda existem aqueles que protestam a arte dentro da igreja, considerando como profana a música que utiliza certos tipos de instrumentos musicais e ritmos, a dança, o teatro, etc.

O que vai definir a arte como santa ou profana?

■Qual a origem, a procedência?

■Qual a sua motivação para utilizar esta arte?

■O estético está tomando o lugar da essência?

■Esta arte está à serviço de Deus?

■Esta manifestação artística está de acordo com a visão da igreja?

■Estão sendo avaliadas as questões culturais?

■“Mas todo mundo faz!”, então eu também faço porque está na moda?

■Nós somos o Israel de Deus. (Gálatas 6:16) Nós somos o santuário de Deus (I Coríntios 3:16) Seremos a boca de Deus (Jeremias 15:19)

UNIDADE = SANTIDADE – UNÇÃO                                                         

“Existem pessoas sérias que realmente estão pagando um preço, se consagrando a Deus para que haja um mover genuíno e outras estão apenas aproveitando a onda provocada por aqueles que estão jejuando e orando,
mas quando você chega bem perto delas descobre que não vivem aquilo que pregam.

Eu particularmente acho bom que todos profetizem um avivamento por meio de pregações ou canções, mesmo que a intenção de alguns seja apenas fazer dinheiro, pois, importa que o evangelho seja pregado. Mas, algo precisa estar bem claro para todos: Deus pedirá conta de cada palavra que sai da nossa boca, até mesmo as palavras frívolas, pois seremos julgados pelo que falamos ou cantamos e pelo nome que damos aos ministérios. “Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo; porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado” (Mateus 12:36, 37).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.