segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

# COM DEUS NÃO SE BARGANHA.


                                     
O perigo de querer barganhar com DEUS
                                 
Perguntas: O que é barganhar com Deus? 
 R- Barganhar com Deus nesse contexto é tentar negociar ou trocar algo com Deus a fim de obter algum beneficio.
Será que tem gente fazendo isso na atualidade? 
  R- Sim,  
Como isso esta sendo feito?
 R- Com a introdução de certas heresias e modismos no contexto evangélico, existem pessoas usando a fé e até mesmo a Bíblia, para obter vantagens duvidosas e até ímpias numa tentativa de chantagear a Deus 
Como essas pessoas são classificadas no contexto Bíblico?                                                             R- Quando uma pessoa não busca a Deus com o coração de um verdadeiro adorador, mas como um mercador espertalhão, essa pessoa é considerada um mercenário da fé. (serve por dinheiro e não pela salvação da alma)                                                      
Hoje em dia existem oportunistas usando não só a extensão dos templos para comercio, como usam o próprio púlpito para vender CDs DVDS livros, etc.. Durante o ministério de Jesus Ele deixou claro quais assuntos deveriam ser abordados na casa de Deus
>> No pátio do templo (Jesus) viu alguns vendendo bois, ovelhas e pombas, e outros assentados diante de mesas, trocando dinheiro. Então ele fez um chicote de cordas e expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois; espalhou as moedas dos cambistas e virou as suas mesas. Aos que vendiam pombas disse: "Tirem estas coisas daqui! Parem de fazer da casa de meu Pai um mercado! “João 2:14-16 
Os pregadores da prosperidade vêm transformando a santíssima fé numa moeda de troca. - Jesus não morreu na cruz para você ter uma fazenda, uma limusine, varias empresas ou uma casa na praia; Ele morreu por uma causa muito maior e melhor que tudo isso, Seu sacrifício na cruz foi para salvar as nossas almas as bênçãos são conseqüência da nossa obediência a palavra,   Deus nos concede as suas bênçãos não porque temos algum poder de barganha, mas porque Ele nos ama e quer aprofundar o seu relacionamento com cada um dos seus filhos. 
 No antigo testamento                                                                                                                           Todos conhecem a passagem de Jó, e não precisa ser exper. em bíblia para perceber que ele contraria toda teologia da prosperidade, ele decaiu financeiramente ficou em extrema miséria, perdeu a família, ficou doente, mas sua fé em Deus não tinha fundamento materialista, ele tinha certeza que se morresse confiando em Deus, ele seria salvo; Sua fé era tão grande que chegou a irritar sua mulher  Jó: 2,9 > Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre.                                                                                                                                                Mas por sua fidelidade, Jó recebeu de Deus benevolências, tantas quantas ele quis dar, por que Deus é o dono de tudo e abençoa quem ele QUER..
                                                                                                                                                                         No  novo testamento.                                                                                                                         Nós precisamos vigiar, porque todos nós somos vulneráveis (dotados de fraqueza por causa de nossa carne);                                                                                                                                              A audácia do diabo é tamanha que ele tentou barganhar com Jesus, tentou induzir o Salvador, se ele fez isso com o próprio Jesus sabendo que ele é o autor e consumador da fé, imaginem conosco que somos meros mortais; Mateus: 4,8 – 10 > Depois, o diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor. E lhe disse: "Tudo isto lhe darei, se você se prostrar e me adorar”. Jesus lhe disse: "Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’". 
Tentou barganhar com homens dotados da unção celeste que andara com o próprio Cristo, com Pedro e João; em possessão do corpo do mágico                                                                                  Ato; 8,18 - Vendo Simão (o mágico) que o Espírito era dado com a imposição das mãos dos apóstolos ofereceu-lhes dinheiro, 
 Mas Pedro respondeu: Atos: 8; 20- 21 > Pedro respondeu: "Pereça com você o seu dinheiro! Você pensa que pode comprar o dom de Deus com dinheiro? Você não tem parte nem direito algum neste ministério, porque o seu coração não é reto diante de Deus.    
As escrituras condenam a barganha.                                                                                       Barganhar com Deus é negociar o inegociável; Não podemos perder a essência do evangelho de Cristo, por isso Paulo escreve Em 2° Coríntios: 11:3 > O que receio, e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção a Cristo. 
Por nossa fidelidade à palavra podemos gozar aqui na terra do que nos convém segundo a vontade de Deus, mas não podemos quebrar as regras por ele estabelecidas, olhem que Paulo escreve em  Hebreus: 12 1 - 2 Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, (quem são essas testemunhas?) livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, (qual é a proposta do evangelho para nossas vidas?) tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. 
Devemos servir a Deus de forma voluntaria e espontânea, não por obrigação, mas por graça que ele cuida de nós, se andarmos em conformidade a sua palavra;                                                                                                 1° Pedro: 6,6 - 7 Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que há seu tempo vos exalte; lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. 
As sagradas escrituras destacam o amor como elemento supremo de devoção a Deus e compaixão ao próximo, não pela possessão material, mas pela consistência da criação, colocando a Deus como ponto central de tudo, para receber assim de forma involuntária as bênçãos porque Deus sabe que nos é necessário antes de pedirmos;  Salmo: 139;4 “Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor”. 
Jesus disse em João; 13,34 - 35  Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros.Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros. 


 A falsa doutrina do direito legal
 Desencadeia uma infinidade de barbaridades doutrinárias antibiblicas
1°  Essa doutrina exótica ensina que ao morrer na cruz, Jesus conquistou muitos direitos para os crentes, inclusive o direito de exigir de Deus as bênçãos.
2° - Eles pregam que com esse direito liquido os crentes tem de ser ricos
3°-  Que os crentes tem amplo poder sem levar em conta a vontade de Deus
4° - Que Deus não pode dizer não a quem Ele conferiu o direito de exigir
5° - Que os pecados foram pagos na cruz por Jesus e agora é só alegria.
Na verdade eles tratam Deus como se Deus fosse um fantoche nas mãos dos crentes; Infelizmente tem uma porção de pessoas fazendo e falando um monte de baboseiras, usando o nome de Deus em vão e esquecendo sua soberania                                                                      Isaias: 42 6 – 8 >"Eu, o Senhor, o chamei em retidão; segurarei firme a sua mão. Eu o guardarei e farei de você um mediador para o povo e uma luz para os gentios,
para abrir os olhos aos cegos, para libertar da prisão os cativos e para livrar do calabouço os que habitam na escuridão."Eu sou o Senhor; esse é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor. 
A pratica do determinismo                                                                                                                  Essa pratica troca a oração pela determinação, os que propagam essa teologia deixam evidente que o importante é o que eles querem ouvir e fazer e não a vontade de Deus, Esse tipo de crente, age como se Deus fosse refém da lei que o próprio Deus criou para o homem viver de forma organizada esse esquecem que o oleiro é quem da a forma ao vaso  Isaias: 55,8 "Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos", declara o Senhor. 
A expiação ( o sacrifício) de Cristo, promoveu a cura da alma e do corpo ?- Antes de voce responder essa pergunta para voce mesmo, te evidencio outra: Seu corpo fisíco é eterno? Em1° Pedro: 2,24 . “diz” Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados. Uma pessoa restituida do pecado não tem que sepultar o velho homem? “   Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas Colossenses 3:9” 
 Em seus feitos Jesus deixa lições de como aplicar o verdadeiro evangelho                                                                                                                    Mateus: 8; 16 -  17 > Ao anoitecer foram trazidos a ele muitos endemoninhados, e ele expulsou os espíritos com uma palavra e curou todos os doentes.E assim se cumpriu o que fora dito pelo profeta Isaías: "Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças". 
Pode um empregado delegar obrigações para seu patrão?                                                       Mas se o Patrão estabelecer regras e disser para o empregado que dentro do estabelecido ele tem autonomia para trabalhar?                                                                                              Olhem o que Jesus disse em João: 16,24 Até agora vocês não pediram nada em meu nome. Peçam e receberão, para que a alegria de vocês seja completa
. 
Ninguém tem o poder de determinar nada em nome de DEUS, tem sim o direito de pedir, agora receber ou não, vai depender do seu estado de santificação.
Obs.- o que é determinar?  É Trazer consigo é resolver é ordenar. - É diferente de pedir João: 
15,16 > Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome. 
                                                                                                                                                                    Em João: 10,10. Jesus disse: O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente. (com abundancia)
O que Jesus quis dizer com ter vida plena ou abundante? – Quem é esse ladrão?                    Vocês acham que crente não pode passar por adversidades? Não pode ficar doente? Não pode ser pobre? A bíblia afirma que a redenção plena do ser humano só será possível nos últimos dias quando a gloria final por Cristo, será revelada nos filhos de Deus, onde não haverá mais dores, nem lagrimas (Rom:8,19 – 23; Apo: 21,4 – 5                                                                                
O perigo de se ter um Deus imanente, mas não transcendente.                                                  Deus como criador tudo intervém na sua criação e se relaciona com ela (Ele é imanente tem uma existência permanente na causa e efeito, Deus assiste tudo)                                                                                                            2° Coríntios: 6,16 pt. b Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: "Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo". 
Nos podemos ter um bom relacionamento com Deus na consistência da fé, reconhecendo sua supremacia e um relacionamento conturbado por uma fé mal direcionada.                                                                                                                                    Deus é transcendente (é soberano e  esta acima de todas as coisas criadas) e olhando para a natureza e tudo que nela existe, entendemos que a criação esta sujeita ao criador, logo Entendemos  que Deus é distinto de sua criação (por ex: você vê Deus numa arvore? R= Não vê, mas olhando para ela sabemos que ela existe pela vontade de Deus; No salmo:19,1 Davi escreve: Os céus declaram a glória de Deus; e o firmamento proclama a obra das suas mãos                                                                                                                                                                  A teologia da prosperidade, esse evangelho que só prega riqueza e cura da carne, trata  DEUS como se fosse um garçom que existe apenas para satisfazer as exigências de seus clientes.     
O perigo de transformar o sujeito em objeto                                                                             Podemos observar esses pregadores mediáticos ( que aparecem na mídia) não tem seus ministérios para a gloria de Deus, mas para atenderem uma demanda do mercado religioso.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 O culto que segundo a  Bíblia deve estar em torno de Deus passa a ser um momento de autossatisfação , o púlpito se transforma num palco de interesses e promoções pessoais e onde deveria imperar o Espírito Santo de Deus, estão os lideres, os cantores, os verdadeiros mercenários da fé; Paulo exorta sobre eles em Rom:1; 24 - 25 Por isso também Deus os entregou às concupiscências  de seus corações,(ao pecado) à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.                                                                                                                                                     O perigo da espiritualidade fundamentada em técnicas e não em relacionamento                  Traz tamanha cegueira que a pessoa se acha no direito: de barganhar com Deus, (eu te sirvo, mas o senhor tem que me fazer isso) De colocar a Deus na parede (Se eu não receber não vou mais à igreja, Deus tem que curar minha enfermidade, etc.) Esse ensino faz da vida crista algo superficial e vergonhoso; A pessoa esta totalmente fora do script Bíblico (e diz estar fazendo a obra de Deus) Paulo aconselha 1 Timóteo 4:7 Rejeite, porém, as fábulas profanas de velhas e exercite-se na piedade. Precisamos nos safar dessa inversão de valores Bíblicos.de achar que Deus pode ser tratado a bel prazer                                                                                                                                                                                           
                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.