Texto base - João :15; 1- 7
1- Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.(ou agricultor)
2- Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.
É importante que cada videira seja podada, para garantir a qualidade para a próxima colheita. A poda serve para cortar as partes endurecidas e secas da safra anterior e para preparar a videira para a safra seguinte. Ao podar, é possível saber a quantidade de uva que nascerá.
As podas da videira podem ser madura (longa, curta ou mista) ou verde;
A poda verde é indispensáveis para se obter bons ramos produtivos e uvas de boa qualidade.
A poda mista; ocorre para cortar dos galhos longos os endurecidos e amaranhados de secos, com isso há aumento da produção dos galhos longos e sadios
Poda curta, isso acontece quando o galho não produz mais e só fica ocupando espaça na videira, ele é cortado rente ao tronco e jogado fora.
3 - Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado.
Com o fim do inverno, a temperatura começa a subir, folhas novas e brotos começam a nascer. É o começo da estação. O ar úmido acrescido à luz do sol, favorece o rápido crescimento das folhas, flores e frutos.
4 - Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.
5- "Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.
Precisamos ser crentes praticantes, fomos separados para ser luz p/ o mundo, precisamos sentir a seiva da videira
6- Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados.
Tenho certeza que todos vocês querem ser podados e não cortados, vamos ficar felizes o agricultor quer tirar todos esses emaranhado de galhos e folhas secas de nossas vidas
7- Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.
Quando lemos esse versículo, pensamos logo nas nossas dificuldade financeiras, na desunião familiar,nas enfermidades, etc...o que não é errado; Deus por certo pode nos dar tudo isso e muito mais pela sua fidelidade; mas hoje façamos uma reflexão intima, vamos pedir perdão pelas nossas faltas, vamos deixar o agricultor nos limpar.para que possamos dar frutos dignos para uma boa colheita.
Por- Antônio Carlos Pimenta
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.