Só que em todas as passagens citadas não consegui entender que exista liberação para recasamento se o cônjugue ainda vive, nem de Jesus, nem de Paulo.
No capítulo 19 de Mateus:
"Vocês não leram que, no princípio, o Criador 'os fez homem e mulher'? e disse: 'Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne'. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe".
Perguntaram eles:
-- Então, por que Moisés mandou dar uma certidão de divórcio à mulher e mandá-la embora?"
(Esta pergunta confirma que eles, assim como eu, entenderam que Jesus defendia a tese de que "Para Deus não existe divórcio!")
"Jesus respondeu: Moisés permitiu que vocês se divorciassem de suas mulheres por causa da dureza de coração de vocês. Mas não foi assim desde o princípio. Eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério" (Aqui Jesus não libera o divórcio; antes, faz um grave alerta para quem se divorcia.)Outro texto: "Mas eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz que ela se torne adúltera e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério" (Mateus 5.31-32). O "exceto por imoralidade" pode estar ligado a "se torne adúltera" ou " estará cometendo adultério" (futuro), ou seja, "a
Li que alguma coisa dizendo que "porneia" também pode estar ligado a quebra do noivado por fornicação.
Em todo caso, o contexto e a coerência com as palavras de Jesus e as passagens bíblicas relacionadas à casamento não me permitem nem imaginar Jesus dizendo: "Para esta determinado caso, você pode divorciar e recasar sim, Eu permito, e o Pai aceitará e o abençoará muito. Será da vontade dEle que você se separe em casos assim".
Resumindo, uu (e admito que posso estar profundamente enganado) entendi assim :
"O que Deus uniu, ninguém separe!!! O coração de vocês é terrivelmente duro, chegam ao ponto de repudiarem seus cônjugues! Mas atenção, cuidado: Com ou sem carta de repúdio vocês vão se tornar adúlteros ao recasarem. O mesmo vale para quem casar com o cônjugue repudiado, se é que o pecado sexual já não ocorreu."Estou muito errado?
UMA RESPOSTAA argumentação está bastante sólida e é bem aceitável. Quando, no entanto, somos colocados diante de algumas situações, temos que deixar a Bíblia ou entendê-la. Ilustro: uma senhora tem uma filha e descobre que o seu marido abusa sexualmente da menina. Ele nega. O pastor dela diz que o casamento é para sempre e não pode se separar. Acontece que ela precisa defender sua filha. Então, contrariando o seu pastor, ela denuncia o marido à polícia e se separa. Não poderá nunca mais se casar?
Vejamos um outro caso: o marido espanca a esposa, porque aprendeu que este é o padrão, com o pai que também agia assim. Durante muito tempo, ela acredita que o marido vai se recuperar. Como não se recupera e cansada dos hematomas e da vergonha, desiste do casamento. Não poderá nunca mais se casar?
Se essas duas mulheres não puderem se casar, estarão recebendo duas puniçoes: uma das homens (sórdidos, com quem se casaram) e outra de Deus.
Lendo Marcos, noto como o assunto entrou na pauta. Jesus tira o foco da lei, que era boazinha para os homens e péssima para as mulheres, e põe no coração. É como se dissesse: "Moisés disse isto por causa da dureza do coração de vocês, que ficam procurando brechas na lei. O mais importante do que Moisés disse é que o casamento é para sempre. Este é o ideal de Deus, quando projetou a união conjugal".
Jesus estava mais uma vez defendendo os oprimidos, no caso as mulheres. Este é o centro do texto. Ele não está falando sobre divórcio, mas mostrando o que os homens faziam com suas mulheres.Meus outros argumentos estão no texto.
Evidentemente, respeito sua posição, mas é assim que leio a Bíblia, buscando a intenção do seu Autor.....
[ Por - Pastor Izrael de Azevedo- Imagens por Antonio Carlos Pimenta]
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