sábado, 15 de novembro de 2014

BÍBLIA EM FOCO> QUEM ERAM OS AMONITAS E OS MOABITAS?



EXPLICAÇÃO BIBLICA 
( Genesis: 19:36-38 )  36- Assim, as duas filhas de Ló  
( sobrinho de Abrão Gen12:5)  ficaram grávidas do próprio pai  (Elas embebedaram o pai para se deitar com ele Gen:19:31-33) 37   A mais velha teve um filho, a quem deu o nome de Moabe. Ele foi o pai dos moabitas de hoje. 38   A mais nova também teve um filho e pôs nele o nome de Ben-Ami. Ele foi o pai dos amonitas de hoje.

Descendentes de AMOM (AMONITAS) (1), que moravam a leste de Moabe. Eram um povo cruel, guerreiro e inimigo de Israel (#Jz 10.6-11.33; 1Sm 11).


(MOABITA) [Do Meu Pai] 1) Neto de Ló, nascido do incesto com sua filha (#Gn 19.30-38). 2) Povo descendente de MOABE (1) e sua terra, localizada a leste do JORDÃO (#Nm 26.3).

   Amós: 1:13-15  ( Profecia contra os Amonitas)                                                                                                          
13   O SENHOR Deus diz: — O povo do país de Amom tem cometido tantos pecados, tantos mesmo, que eu tenho de castigá-los. Na guerra para conquistar mais terras na região de Gileade, eles rasgaram as barrigas de mulheres grávidas. 14   Por isso, eu vou pôr fogo nas muralhas de Rabá, e esse mesmo fogo destruirá também as fortalezas daquela cidade. Haverá batalhas violentas e gritos de homens lutando. 15   O rei e as autoridades serão levados como prisioneiros. Eu, o SENHOR, falei.                     
Rasgar a Barriga das grávidas era uma cruel  pratica  de guerra  com  está escrito em  2º Reis:  8.12   e Hazael perguntou: (PARA ELIZEU)— Por que é que o senhor está chorando? Eliseu respondeu: — Porque sei das coisas terríveis que você vai fazer contra o povo de Israel. E continuou: — Você vai pôr fogo nas fortalezas de Israel, vai matar os moços, esmagar as crianças e rasgar a barriga das mulheres grávidas.      

2° Reis:15:16>   Menaém destruiu a cidade de Tapua, matou os seus moradores e arrasou a região vizinha até Tirza; ele fez isso porque a cidade não se entregou a ele. Menaém mandou rasgar a barriga de todas as mulheres grávidas.          
  Oseias: 13.16   O povo de Samaria será castigado porque se revoltou contra o seu Deus. Os homens morrerão na guerra, as crianças serão despedaçadas, e as barrigas das mulheres grávidas serão rasgadas.
                                  
 Amós: 2:1-3           (Profecia contra os Moabitas)                                                                             
 1   O SENHOR Deus diz: — O povo de Moabe tem cometido tantos pecados, tantos mesmo, que eu tenho de castigá-los. Profanaram o corpo do rei de Edom, queimando-o até virar cinza. 2   Por isso, eu vou pôr fogo no país de Moabe, e esse mesmo fogo destruirá também as fortalezas de Queriote. Haverá batalhas violentas, gritos de soldados e som de cornetas, e o povo morrerá. 3   Acabarei com o rei e com as autoridades de Moabe. Eu, o SENHOR, falei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.