sábado, 23 de novembro de 2013

HOMEM OU MULHER, QUEM É MAIOR NA ÓPTICA DIVINA?


E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26 
( OBS- Deus fala no plural como Rei- Criador, anunciando aos membros de sua corte celeste sua obra suprema (ver. Gen:3:22 /Gen: 11:7 / imagem [...] semelhança [...] Nenhuma distinção deve ser feita entre "imagem" e "semelhança", sinônimos tanto no AT  "Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez. Homem e mulher os criou; e os abençoou e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados. Gênesis 5:1-2" 
Como no NT Existe uma hierarquia Divina a ser seguida; "Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor. Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus.1 Coríntios 11:11-13"

"Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.Gênesis 2:19-21"
E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. Gênesis 2:18
Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Gênesis 2:21-23
"E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1:27"
Como o homem é feito a imagem de DEUS, todo ser humano é digno de honra e de respeito; O ser humano  "homem é mulher" é o apogeu da atividade criadora de Deus; e Deus os tem coroado "de gloria e honra", fazendo-os dominar sobre o restante da criação 

"Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste.Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés:
Todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo,
As aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares.Salmos 8:5-8"


Não encontramos aqui a idéia de superioridade/ inferioridade com respeito aos sexos. A retirada da mulher do homem não insinua a inferioridade da mulher ao homem assim como a tomada do homem da terra ( 'adam de 'admah) não indica a inferioridade do homem à terra. Nem o termo "adjuntora" conota subordinação. 
Este fato esta claro pelo contexto no qual a necessidade é para o homem, como os animais, ter uma companheira, uma parceira que completasse ou correspondesse. O homem (Gênero Masculino) é só a metade do que Deus quer que ele seja como a imagem de Deus. Além do mais, é importante observar que o termo ( "adjuntora" ) é usado muitas vezes concernente ao Senhor ser ajudador do homem
(Deut: 33,7 / Sl:33,20; 115:9-11; 146:5 / Os:13,9) Um ajudador, então, não é necessariamente dominante ou subordinado, mas alguém que satisfaz a necessidade na vida e compartilha experiencias com outra pessoa. Quando a Biblia "diz" uma só carne expressa não só a relação sexual, mas a igualdade de sentimentos....pois tanto um como o outro foram feitos para se completarem é originários da criação Divina.... 
(Obs- continua no próximo post)

O PECADO E A INTERRUPÇÃO DO PROPÓSITO DO CONCERTO.

Para começar quem disse que a arvore era uma macieira?
    
A origem do pecado é um mistério que permanece fechado na revelação Bíblica; O que está claro é que o pecado e uma realidade e que acompanhou durante a criação do homem e o seu concerto entre DEUS e os homens, e entre eles e todas as outras criaturas. O restante da história Bíblica é o plano de Deus por meio do qual essa alienação pode ser vencida e os propósitos originais divinos ao homem – Que ele tenha domínio sobre todas as coisas  --  sejam restabelecidos.
A natureza da relação entre DEUS e os homens era soberano- vassalo. Deus criara o homem para o propósito expresso de transmitir a ele a condição e a função da imagem, quer dizer, o homem tinha de representar Deus no seu domínio sobre toda a criação; Tal privilégio também acarretava, a principal das quais era a lealdade e obediência absolutas. Em um mundo sem pecado é impossível testar a obediência, pois em um mundo sem pecado o homem não tem opções. Isto talvez explique a existência de satanás, que surge como acusador, aquele que oferece ao  homem uma escolha de soberanos cursos de ação. O seu papel  como senhor alternativo já esta pressuposto pela limitação colocada sobre o homem no jardim, “De toda arvore do jardim comerás livremente,mas da arvore da ciência do bem e do mal, dela não comeras; porque no dia que comeres, certamente morrerás (Gen: 2:16,17)
Essa proibição é o lado inverso da declaração de propósito do concerto. Positivamente, o homem tinha de frutificar, multiplicar-se encher a terra e sujeita-la ( Gen:1,28) Negativamente, tinha de conter-se de uma parte dessa criação: a árvore do conhecimento do bem e do mal (ARA). Seja o que for que essa arvore transmitia pelo fruto, ela simbolizava o principio de que no cumprimentodo concerto há “não farás” como também “Farás”. Ter domínio sobre todas as coisas não é um endosso geral para o homem fazer o que quiser. O dominio humano tem de ser exercido, dentro da estrutura das permissões e proibições do Rei de quem o homem é só a imagem.
A árvore serve como um ponto de prova para a fidelidade do homem ao concerto. Comer do seu fruto é demonstrar falso domínio, um excesso de segurança no qual o homem se tornou, em certo sentido, misterioso como Deus. “O homem“diz DEUS “é como um de nós, sabendo o bem e o mal” (Gen:3,22) Tentando inverter os papeis e afirmar a sua independência das limitações, o homem se tornou uma imagem desfigurada e defeituosa, uma que já não representava o seu soberano Senhor de modo desimpedido e perfeito. O pecado introduzira uma alienação que efetuou a relação entre DEUS e o homem, tornando-o uma criatura mortal, que jamais cumpriria o mandato do concerto enquanto permanecesse nessa condição.
A alienação também  se estendeu em direção horizontal: o homem se alienou da mulher e vice – versa. A declaração do concerto determinara: “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou” (Gen:1,27) . O gênero humano é composto de macho e fêmea e ambos são à imagem de DEUS. Tantos os homens quanto às mulheres representam          Deus  na terra e são agentes por meio de quem ELE exerce domínio. Esta declaração de propósito do concerto está qualificada pela função do concerto narrada em Genesis-2, que delineia ainda mais a relação macho- fêmea.  O pecado, entretanto, alterou radicalmente a relação entre  homem e mulher da mesma maneira que alterou a relação entre DEUS e a sua criação. A mulher, tento sido tentada por satanás, rendeu-se e encorajou o seu marido a unir-se com ela na violação da proibição do concerto. Em conseqüência disso, satanás, a mulher eo homem caíram sob a condenação divina e tornaram-se sujeitos a um concerto que agora incorpora estipulações apropriadas a um universo já não em complacência desejosa ao Soberano. 
A antiga exigência “Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a” ainda esta em vigor, mas a partir de agora só seria cumprida parcialmente pela humanidade não- remida e imperfeita até mesmo por aqueles que Deus restabeleceria para si na graça salvadora, por meio de Jesus Cristo, ainda esses correm perigo por causa do pecado que os rodeia;
Por isso Paulo escreve: Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos .1 Coríntios 16:13 E Jesus disse: Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. Mateus 26:41 Pedro exorta: E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração. 1 Pedro 4:7 >>> Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;1 Pedro 5:8Que Deus voz abençoe...

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

"CONTRAPONDO A ARROGÂNCIA DO CRISTÃO"


Provérbios:8 :13-21  -Estamos usando 02 traduções nesse texto
Almeida Revista e Corrigida Almeida Revista e Corrigida.
Nova Tradução na Linguagem de Hoje Nova Tradução na Linguagem de Hoje.


Almeida Revista e Corrigida  8.13   O temor do SENHOR é aborrecer o mal; a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa aborreço.
Nova Tradução na Linguagem de Hoje  8.13   Temer o SENHOR Deus é odiar o mal. Eu odeio o orgulho e a falta de modéstia, os maus caminhos e as palavras falsas.


Almeida Revista e Corrigida  8.14   Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento, minha é a fortaleza.
Nova Tradução na Linguagem de Hoje  8.14   Faço planos e os ponho em prática; tenho inteligência e sou forte.


Almeida Revista e Corrigida  8.15   Por mim, reinam os reis, e os príncipes ordenam justiça.
Nova Tradução na Linguagem de Hoje  8.15   Eu ajudo os reis a governarem e os governantes a fazerem boas leis.


Almeida Revista e Corrigida  8.16   Por mim governam os príncipes e os nobres; sim, todos os juízes da terra.
Nova Tradução na Linguagem de Hoje  8.16   Os governadores governam com a minha ajuda, e também todas as autoridades e pessoas importantes da terra.


Almeida Revista e Corrigida  8.17   Eu amo os que me amam, e os que de madrugada me buscam me acharão.
Nova Tradução na Linguagem de Hoje  8.17   “Eu amo aquele que me ama; e quem me procura acha.


Almeida Revista e Corrigida  8.18   Riquezas e honra estão comigo; sim, riquezas duráveis e justiça.
Nova Tradução na Linguagem de Hoje  8.18   Tenho riquezas e honras, prosperidade e justiça.


Almeida Revista e Corrigida  8.19   Melhor é o meu fruto do que o ouro, sim, do que o ouro refinado; e as minhas novidades, melhores do que a prata escolhida.
Nova Tradução na Linguagem de Hoje  8.19   O que eu ofereço vale mais do que o ouro fino e é melhor do que a prata mais pura.


Almeida Revista e Corrigida  8.20   Faço andar pelo caminho da justiça, no meio das veredas do juízo.
Nova Tradução na Linguagem de Hoje  8.20   Eu ando no caminho da honestidade e sigo os passos da justiça,


Almeida Revista e Corrigida  8.21   Para fazer herdar bens permanentes aos que me amam e encher os seus tesouros.
Nova Tradução na Linguagem de Hoje  8.21   dando riqueza aos que me amam e enchendo as suas casas de tesouros.

A arrogância e falta de respeito é tamanha entre os seres humanos independente de posição social ; homens e mulheres que deveriam se completarem tornaram-se competidores, no mercado de trabalho, ou por top social; até nas Igrejas, perderam a linha com carretel e tudo..
A auto suficiência parece ter tomado conta do coração das pessoas, que acham que sabe tudo...pensando que ninguém, nem mesmo DEUS é capaz de lhes ensinar coisas novas....

O que mais entristecesse nisso tudo é que alguns que se intitulam "cristãos" encabeçam a lista dos medonhos; vivem completamente  em desconformidade com o que falam; Falo com autoridade e sem medo de errar, porque vivo nesse meio desde 1980, por tanto 33 anos; Bem sei eu que DEUS tem tido misericórdia de nós por sermos tão ingratos e dispersos; mas, não podemos esquecer que: ... O Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras. Mateus 16:27 - Deus não obriga ninguém a segui-lo, ele apenas mostra o caminho; mas, por favor, se não da para seguir-lo ..melhor não ficar falando besteiras...nem mal da vida dos outros..Quem não conhece será julgado pelas obras, porque Deus se faz conhecer..mas, quem conhece pela palavra... 
 Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: "O justo viverá pela fé".
Portanto, a ira de Deus é revelada do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça,
pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou.
Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis;
porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram.  Romanos 1:17-21

Se sua boca parece um sepulcro aberto, melhor deixa- la fechada; poque tudo que você fala e não faz, volta como um bumerangue  sobre você mesmo....Adoro orar..nunca vai às campanhas de oração- Prega que é preciso viver em unidade, vive mais isolado (a) que o Batmam - prega contra murmuração, no entanto, critica todo mundo da igreja, do bairro e da cidade, prega que não devemos nos conformar com o mundo, mas é o tempo todo  estingado por ele....fala serio!---VAMOS SER HUMILDES!--AH! ser humilde não é ser maltrapilho...ok  

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

DESERTO LUGAR DE MILAGRES




A Simbologia Bíblica do Deserto


Texto: Ex. 14:15-20 

“ Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco. E eis que endurecerei o coração dos egípcios, e estes entrarão atrás deles; e eu serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, nos seus carros e nos seus cavaleiros, E os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando for glorificado em Faraó, nos seus carros e nos seus cavaleiros. E o anjo de Deus, que ia diante do exército de Israel, se retirou, e ia atrás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pôs atrás deles. E ia entre o campo dos egípcios e o campo de Israel; e a nuvem era trevas para aqueles, e para estes clareava a noite; de maneira que em toda a noite não se aproximou um do outro.” 
Nesta mensagem quero falar sobre o significado espiritual do deserto. Todos nós passamos pelo deserto, até mesmo Jesus passou pelo deserto, podemos ver isto em Mt. 4:1-11 (“ Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.”). 
Neste esboço vamos aprender que é necessário passarmos pelo deserto para aprendermos certas lições espirituais e também para conhecermos a Deus melhor. Este deserto pode ser uma situação, uma circunstancia e até mesmo um tempo de Deus para nós.
1) Deserto é o lugar de conhecermos o zelo e as promessas de Deus  Gn. 21:14-20. 
Podemos observar isso na experiência de Agar e Ismael. 
a) Agar e Ismael são despedidos e andam errantes pelo deserto. Gn. 21:14. (“Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e tomou pão e um odre de água e os deu a Agar, pondo-os sobre o seu ombro; também lhe deu o menino e despediu-a; e ela partiu, andando errante no deserto de Berseba.”) 
b) Deus prova a fé de Agar. Gn. 21:15 e 16. (“E consumida a água do odre, lançou o menino debaixo de uma das árvores. / E foi assentar-se em frente, afastando-se à distância de um tiro de arco; porque dizia: Que eu não veja morrer o menino. E assentou-se em frente, e levantou a sua voz, e chorou.”) 
c) Deus ouve a oração de Ismael e consola Agar no deserto. Gn. 21:17. (“E ouviu Deus a voz do menino, e bradou o anjo de Deus a Agar desde os céus, e disse-lhe: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está.”) 
d) Deus faz promessa a Agar no deserto. Gn. 21:18 (“Ergue-te, levanta o menino e pega-lhe pela mão, porque dele farei uma grande nação.”) 
e) Deus cuida dele lhe dando água e saciando-lhe a sede no deserto. Gn. 21:19. (“- E abriu-lhe Deus os olhos, e viu um poço de água; e foi encher o odre de água, e deu de beber ao menino.”) 
f) Deus estava com o rapaz no deserto. Gn. 21:20. (“E era Deus com o menino, que cresceu; e habitou no deserto, e foi flecheiro”) 
2) Deserto é o lugar de recebermos a chamada de Deus .
Podemos ver isto na experiência de Moisés: 
a) Moisés têm a experiência de fé e é chamado por Deus no deserto. Ex. 3:1. (“E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe.”) 
b) Moisés recebe a visão de Deus no deserto.(no Monte Horebe). Ex. 3:2-6 (“E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia. E Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima. E vendo o Senhor que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui. E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa. Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus.”) 
c) Deus revela para Moisés o estado do seu povo e seu plano de Libertação. Gn. 3:7-9(“E disse o Senhor: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores. Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu. E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem.”) 
d) Moisés é chamado e enviado por Deus. Gn. 3:10. (“Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito.”) 
e) Observemos o preparo de Moisés para ser o líder, libertador e o legislador de Israel.
Deus o preparou 40 anos no Egito; - 
Deus o preparou 40 anos em Mídiã; - 
Para estar 40 anos na liderança do seu povo. -
Eu não sei se você já passou ou está passando pelo deserto. Mas entenda que algum propósito contigo Deus tem, Ele quer te dar ricas experiências com Ele. Portanto use o deserto, aproveite o deserto para crescer na graça e no conhecimento do Senhor.
Igreja Batista Betel - Rio Real - BA
roberiooliveira07@homail.com
Publicado  Por: Ev. José Robério