quarta-feira, 12 de outubro de 2011

* A IDOLATRIA "APARECIDA"; O MAIOR SANTUÁRIO MARIANO DO MUNDO.


Uma imagem de terracota (  1. Produtos cerâmicos e de escultura, mais ou menos delicados, cozidos em fornos. 2. Barro cozido. ) ‘achada  nas águas’ viria influenciar a fé e a cultura um povo Brasileiro,
tornando-se sua padroeira nacional. O dia 12 de outubro é dedicado à errônea Senhora de Aparecida.
OBS: Todas as referencias Bíblicas ( com uma exeção), deste texto serão de  tradução da Bíblia Católica, para não gerar polemicas desnecessárias. 
Imagem de escultura  da Senhora Aparecida

(Os fabricantes de ídolos nada são e suas preciosas obras nada valem; para confusão deles, suas testemunhas não sabem ver nem compreender. Isaías 44:9 - Versão da Bíblia católica)
 Enquanto o mundo experimentaria os mitológicos fenômenos marianos de Lourdes (França) em 1858 e de Fátima (Portugal), somente em 1917, do outro lado do Atlântico, a  Senhora Aparecida surgia em terras brasileiras em 1717.  A ocorrência brasileira, em realidade, não pode ser vista como um fenômeno de natureza mariana (A suposta aparições mitológica de Maria, mãe de Jesus), vez que não houve a presença de uma Senhora, como nos casos da mitologia dos marianos, mas sim uma imagem feminina esculpida.(Não façam ídolos, nem imagens, nem colunas sagradas para vocês, e não coloquem nenhuma pedra esculpida em sua terra para curvar-se diante dela. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês. Levítico 26:1- Versão internacional)
"Não fareis ídolos. Não levantareis estátuas nem estelas = (Coluna monolítica ou pedra destinada a ter uma inscrição; marco.) e não poreis em vossa terra pedra alguma adornada de figuras, para vos prostrardes diante dela, porque eu sou o Senhor, vosso Deus. Levítico 26:1 -Versão da Bíblia católica)
Os desígnios de “Aparecida” (a imagem aparecida num rio) remontam o Brasil escravagista. Segundo relatos históricos, a ocorrência se deu em meados do ano de 1717, quando do aparecimento de uma imagem de terracota (argila) retirada de um rio que, posteriormente, passou a ser cultuada por milhões de fiéis, vindo a se tornar a santa “padroeira” do Brasil.
(Não terás outro deus diante de mim.Não farás para ti imagem de escultura representando o que quer que seja do que está em cima no céu, ou embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra.Não te prostrarás diante delas para render-lhes culto, porque eu, o Senhor, teu Deus, sou um Deus zeloso, que castigo a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e a quarta geração daqueles que me odeiam,mas uso de misericórdia até a milésima geração com aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. Deuteronômio 5:7-10 - Versão da Bíblia católica)
O acontecimento foi de grande impacto na religiosidade e na cultura brasileiras daquela época e, sobretudo, posteriormente, pois que, mesmo se tratando de uma desconhecida imagem cunhada em terracota, teria sido encontrada casualmente sob as águas de um rio. Assim, a imagem foi adotada pela Igreja Católica da época e, como uma espécie de talismã de adoração, se tornou símbolo de amparo ao sofrido povo brasileiro.
Mas eis como procedereis a seu respeito: destruireis seus altares, quebrareis suas estelas (imagens de escultura), cortareis suas asserás de madeira e queimareis suas imagens de escultura, Deuteronômio 7:5 - Versão da Bíblia católica)
A fé cega Na Senhora Aparecida atravessou todas as latitudes do imenso país, vindo a santa de argila, a cair numa simpatia popular praticamente unânime àquela época, quando a Igreja Católica ainda possuía um séqüito mais carismático e fervoroso que na atualidade, porém, evidentemente, de menor quantidade. No entanto, ressalta-se que ainda nos dias atuais, a Senhora Aparecida goza da simpatia e devoção da maior parte do povo brasileiro e uma manifestação unânime e tradicional, geralmente, se faz no dia da santa, 12 de outubro, quando as 12h é promovida uma queima de fogos em todas as cidades do país.
(Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar. Isaías 45:20- Versão Almeida)
(Vinde, reuni-vos todos, aproximai-vos, vós que fostes salvos dentre as nações! Nada disso compreendem aqueles que trazem seu ídolo de madeira, aqueles que oram a um deus impotente para salvar. Isaías 45:20- Versão católica)

APARECIDA DAS ÁGUAS - A história de Aparecida teve inicio no longínquo ano de 1717, com uma viagem do Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, à época, governador das províncias de São Paulo e Minas Gerais. O Conde estaria de passagem pela Vila de Guaratinguetá, interior paulista, com destino à Villa Rica, atual município de Ouro Preto, Minas Gerais.
(Eis os que desembolsam seu ouro, e pesam a prata na balança; contratam um ourives para que ele faça um deus, diante do qual se prostram em adoração;eles o carregam nos ombros e o transportam, depois o colocam em seu posto, onde se mantém, sem mais poder mover-se. Por mais que o invoquem, nunca responde, e não salva do infortúnio;lembrai-vos disso, sede razoáveis, e entrai em vós mesmos, pecadores. Isaías 46:6-8 - Versão católica)

Para bem alimentar a autoridade viajante quando de sua passagem na região, a Câmara de Guaratinguetá contratou os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves para buscarem peixes no Rio Paraíba. Assim, os três pescadores desceram aquele rio farto e piscoso. Após algum tempo, a pescaria se fazia infrutífera, até que chegaram ao Porto Itaguaçu.
vós, porém, não fareis aliança com os habitantes desta terra e lançareis por terra os seus altares! Ora, vós não obedecestes à minha voz. Juízes: 2,2 - Versão católicaMovidos por cobiça, eles vos hão de explorar por palavras cheias de astúcia. Há muito tempo a condenação os ameaça, e a sua ruína não dorme. 2 Pedro 2:3 - Versão Católica)
 Segundo a estória, naquele local, João Alves, ao lançar sua rede nas águas, recolheu o corpo de uma imagem de margila, que afirmaram se tratar da Senhora da Conceição, porém a peça faltava a cabeça. Mas, ao lançar novamente a rede, o pescador apanhou a cabeça faltante dessa mesma imagem. Narra a estória que, após encontrarem a imagem, a pesca logrou êxito e os peixes caíram em abundância nas redes daqueles pescadores paulistas.(o milagre da santa sem cabeça)
(Mas quando perceberam que ele (Paulo) era judeu, todos a uma voz gritaram pelo espaço de quase duas horas: Viva a Ártemis (a deusa Diana) dos efésios!Então o escrivão da cidade {veio} para apaziguar a multidão e disse: Efésios, que homem há que não saiba que a cidade de Éfeso cultua a grande Ártemis (deusa Diana), e que a sua estátua caiu dos céus? Atos 19:34-35- Versão católica)

Eles retornaram com a imagem, juntaram as duas peças em apenas uma e difundiram aquela história entre o povo, chamando a atenção da Igreja Católica para o achado. Durante 15 anos seguidos, a imagem que ficou conhecida como sendo de Nossa Senhora “Aparecida” (assim denominada por ser ‘Aparecida das Águas’) permanecendo sob a guarda da família do pescador Felipe Pedroso, que a levou para casa, onde a vizinhança criou o costume se reunir para rezar em torno da mesma. Percebendo o interesse da população pelo achado e observando a força mística de Aparecida, a igreja católica mais uma vez abraçou um caso, enquadrou-o em seus “dogmas de fé” e estabeleceu sua versão para a natureza da “santa imagem” de Aparecida.
(Abandonaram o templo do Senhor, Deus de seus pais, e se puseram a adorar as imagens de asserá e outros ídolos, e tamanhas faltas atraíram a ira divina contra Judá e Jerusalém. 2 Crônicas 24:18 - Versão católica)


Asserá (em ugarítico: ��������, 'ṯrthebraico: אֲשֵׁרָה‎) é, na mitologia semítica, uma deusa mãe canaanita da fertilidade, do amor e da guerra, que aparece em várias fontes acadianas escritas pelo nome de Ashratum/Ashratu e entre os hititas AsherduAshertuAserdu ou Asertu. Aserá é geralmente considerada idêntica à deusa ugarita Athirat ou Atirat.
livro de Jeremias, escrito por volta de 628 a.C., refere-se a Aserá quando menciona a "rainha dos céus" nos capítulos 7 e 44. Poste-ídolo era o nome dado a uma imagem feita em homenagem a Aserá, considerada pelos cananeus como sendo a "deusa-mãe". Normalmente, essa imagem ficava exposta junto à de Baal, "o deus da promiscuidade". "Os filhos de Israel fizeram o que era mau perante o Senhor e se esqueceram do Senhor, seu Deus; e renderam culto aos baalins e ao poste-ídolo." (Juízes 3.7).Estai de sobreaviso, para que ninguém vos engane com filosofias e vãos sofismas baseados nas tradições humanas, nos rudimentos do mundo, em vez de se apoiar em Cristo. Colossenses 2:8 - Versão católica)
Infelizmente as pessoas não leem a Bíblia e acreditam em tudo que ouvem, mas voce pode questionar; e os milagres que esse povo recebe?
olhem o que a Bíblia "diz": A manifestação do ímpio será acompanhada, graças ao poder de Satanás, de toda a sorte de portentos( Prodígio, maravilha; coisa rara, insólita), sinais e prodígios enganadores. 2 Tessalonicenses 2:9 -Versão católica)
(Porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas, que farão milagres a ponto de seduzir, se isto fosse possível, até mesmo os escolhidos. Mateus 24:24- Versão católica)
(Jesus respondeu-lhes: Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus. Marcos 12:24 - Versão Católica)
voce tem que se acertar enquanto estas vivo
(Ele não é Deus de mortos, senão de vivos. Portanto, estais muito errados. Marcos 12:27- versão católica)
(Renunciai à vida passada, despojai-vos do homem velho, corrompido pelas concupiscências enganadoras. Efésios 4:22- versão católica)
POR VOSSO FAVOR, LEIAM A BÍBLIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.